PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE AGOSTO DE 2020

Dedini será homenageada na Câmara pelos 100 anos de fundação


Moção de aplausos 88/2020, do vereador Gilmar Rotta (CID), foi aprovada, em reunião extraordinária, nesta quinta-feira (13).



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Fundada em 1920 e considerada uma marca piracicabana, a Dedini será homenageada pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, que aprovou, na noite desta quinta-feira (13), na 29ª reunião extraordinária, a moção de aplausos 88/2020, do vereador Gilmar Rotta (CID), presidente da Casa.

A empresa nasceu do setor sucroalcooleiro, tendo estrutura familiar e com capital nacional. Com atuação em diversos segmentos industriais de infraestrutura e insumos básicos, energia e alimentos, a Dedini destaca-se como líder mundial no fornecimento de equipamento e usinas. 

As destilarias projetadas e montadas pela Dedini são responsáveis por 80% da produção nacional de álcool e de cerca de 25% da produção mundial. Além do Brasil, atua na América do Sul, América do Norte, América Central, Caribe, Ásia, Oceania e Sudeste Asiático. Mantém representantes comerciais na América do Sul, América Central, América do Norte e Caribe para garantir aos clientes o fornecimento de produtos e serviços. 

ORIGEM - Tudo começou com uma pequena oficina idealizada por Mario Dedini, que, em 1920, junto com Armando César Dedini, adquire uma oficina de ferraria. Dois anos depois, diversificam as atividades e a empresa começa a atuar como prestadora de serviços na fabricação e reparos de moendas, caldeiras e outros equipamentos. Em 1929, na crise do café e a queda no preço do produto do brasileiro no mercado internacional, há incremento na indústria da cana-de-açúcar. O açúcar é consumido em larga escala na Europa e Estados Unidos, gerando aumento na procura dos serviços da Officina Dedini, que passa a se chamar Metalúrgica Dedini.

Em 1939 é fabricado o primeiro equipamento completo para usinas de cana-de-açúcar: um conjunto de moendas para a Usina Nossa Senhora Aparecida. Passadas duas décadas da fundação, a Metalúrgica Dedini já atende praticamente todas as usinas de açúcar do país. Pela visão empresarial de Mario Dedini, era fundada a Codistil - Construtora de Destilarias Dedini S/A.

Em 1952, acontece a Fundação da Dedini Refratários para a produção de cerâmica vermelha. Em 1970, com a morte de Mario Dedini, a direção passa a Dovilio Ometto. Dez anos depois, para controlar e gerenciar os interesses das empresas, é formada a Dedini S/A Administração e Participações, a holding do grupo, exercendo as funções de empresa acionista e controladora e tendo as famílias Dedini e Ometto como acionistas majoritárias.

Em 1992, Dedini e Zanini formam a DZ Engenharia, Equipamentos e Sistemas, a maior fábrica mundial de equipamentos para o mercado de açúcar e álcool e três anos depois, o controle acionário passa a pertencer ao Grupo Dedini.

Nos anos 2000, a Dedini consolida sua posição como uma das principais empresas no setor de bens de capital. Em 2004, inaugura a nova Fundição Dedini, a maior da América Latina, com capacidade para fabricar peças de até 30 toneladas. No ano seguinte, completa 85 anos, atenta às tendências de globalização, e se fortalece como a fábrica das fábricas 100% brasileira.

Em 2007, a Dedini S/A Indústrias de Base completa 87 anos, com um balanço financeiro favorável. De olho no futuro, investe em pesquisas ligadas ao biodiesel e na agroenergia, que possibilitam o crescimento da agroindústria brasileira, pautado na preservação ambiental e nas exigências do mercado internacional de sustentabilidade. Em 2007, há a morte do presidente Dovilio Ometto e a nomeação do novo conselho de administração. No início de 2008, também falece a então presidente do conselho, Juliana Dedini Ometto, assumindo o conselho Giuliano Dedini Ometto Duarte.

A Dedini sempre esteve à frente de grandes projetos sociais em Piracicaba e região, iniciados pelo fundador, Mario Dedini, cujo espírito de solidariedade e de compreensão pelos problemas sociais foi herdado pela família.

Em continuidade a esse compromisso social, foi criado, pelos acionistas, o Comitê de Responsabilidade Social, para conhecer as necessidades das entidades assistidas, para acompanhar o desempenho e os resultados dos investimentos realizados pela empresa. Esse comitê tem sempre se norteado pelos seguintes princípios básicos: dotação orçamentária, critérios de avaliação das instituições, operacionalização e responsabilidades.

A Fundação Mario Dedini, criada em maio de 2007, é o resultado do Comitê de Responsabilidade Social, para ressaltar o compromisso com o bem-estar da comunidade e da determinação em apoiar projetos para fortalecer a consciência da cidadania. A entidade foi estruturada para gerenciar projetos voltados para a educação, meio ambiente, cultura e esporte, direcionando o olhar para a promoção da qualidade de vida da comunidade, visando o desenvolvimento social do público externo de suas fábricas.

A Fundação Mario Dedini é a gestora de recursos próprios e de parceiros para viabilizar projetos sociais, destaca-se como organização não-governamental de transparência administrativa. O primeiro projeto da Fundação é de extrema relevância para Piracicaba. Trata-se da escola de educação infantil, que está sendo construída no Jardim Santa Fé, em parceria com a prefeitura. É a maior do gênero na cidade, com 2000 m² e capacidade para atender cerca de 300 crianças de até cinco anos.

“A Dedini tem uma história que se confunde com o desenvolvimento econômico de Piracicaba, gerando empregos e colocando a cidade em destaque mundial no setor sucroalcooleiro”, aponta o vereador, no texto da moção de aplausos.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Gilmar Rotta

Notícias relacionadas