PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE JUNHO DE 2019

Coronel Adriana solicita aterramento de voçoroca no São Francisco


Parlamentar quer saber se há um projeto formalizado do Executivo para execução das obras



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Câmara aprovou requerimento nesta quinta-feira



A vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), solicita informações do Executivo sobre aterramento da voçoroca, localizada na rua Carapicuíba, no bairro São Francisco, e a revitalização do local. O requerimento 508/2019 foi aprovado nesta quinta-feira (27), durante a 38ª reunião ordinária.

A parlamentar quer saber se há um projeto formalizado do Executivo para a realização do aterramento da voçoroca e revitalização da área e qual seria o valor total de custo ao município para a realização das obras.

“A minha preocupação com a voçoroca, que se formou devido ao despejo irregular de esgoto em uma lagoa, teve início em 2017, quando a comunidade local me procurou para relatar o problema e cobrar soluções”, relembra Coronel.

De acordo com ela, a erosão está localizada em uma área de lazer e coloca em risco a segurança de frequentadores do local, principalmente das crianças. “Na época, acreditava-se o problema estava relacionado com o rompimento da rede de águas pluviais, mas o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) nos informou que, em visita técnica, não encontrou rede de abastecimento de água no local”, explica.

A vereadora afirma ter realizado uma série de visitas técnicas no local, sempre acompanhada de representantes das autarquias, com o objetivo de entender a razão do problema para a continuidade das tratativas.

Segundo ela, a primeira visita ocorreu com técnicos da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e da concessionária Rodovias do Tietê, responsável pelo trecho da rodovia do Açúcar (Comendador Mário Dedini/SP-308), ocasião em que foi constatado que, de fato, ocorria o despejo de esgoto doméstico na nascente da lagoa.

A segunda visita foi com representantes do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), para avaliar a situação e planejar os serviços de manutenção necessários à rede coletora de esgoto e ao acabamento urbanístico do local.

Após as vistorias, os técnicos do Semae descobriram que o esgoto era liberado na lagoa que, inclusive, abastecia hortas da região e concluíram que não havia ligação entre a rede de captação do bairro e a rede que leva os efluentes para a estação de tratamento. Assim, providenciaram a ligação e a lagoa do São Francisco deixou de receber o esgoto doméstico, o que solucionou o parte do problema.

“Apesar disso, a voçoroca ainda existe e, no ano de 2018, após reunião com o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, e engenheiros, a área foi novamente cercada para evitar acidentes com a população pois, em razão do aumento do tamanho do buraco, a cerca havia caído”, relembrou Adriana.

Ela questiona o motivo de os serviços não terem sido realizados até o momento e se há alguma data programada para a realização das melhorias.



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Adriana Nunes

Notícias relacionadas