PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE MARÇO DE 2020

Coronel Adriana questiona Semtre sobre regulamentação da Feira do Rolo


Vereadora discordou dos argumentos enviados pela Secretaria de Trabalho e Renda



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Parlamentar utilizou a tribuna da Câmara em dois momentos para falar do assunto






Em outubro do ano passado, a vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), enviou ao Executivo o requerimento 885/2019, em que solicitou informações sobre a regulamentação de pessoas que atuam na feira do rolo de Piracicaba. A resposta que chegou ao seu gabinete foi detalhada por ela, nesta segunda-feira (2), em dois momentos da 8ª reunião ordinária.

Coronel disse que a resposta foi elaborada pela Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda). O principal questionamento era sobre o fornecimento de carteirinhas aos rolistas. A argumentação da Semtre é que a carteirinha está amparada na lei complementar 178/2016, que trata do Código de Posturas no Município. No entanto, ao consultar a legislação, a vereadora encontrou apenas a regulamentação para comercio ambulante (e não para rolistas).

A vereadora disse ainda que a Semtre não deveria ser a pasta responsável por regulamentar o comércio ambulante e que o próprio Código de Posturas estabelece a competência à Secretaria Municipal de Administração, para os comércios de gênero alimentício, e à Secretaria Municipal de Finanças, nos demais casos. "Então, é algo que foi feito por pessoa que não tem competência legal para fazer", argumentou.

Ao continuar seu pronunciamento, desta vez utilizando os cinco minutos regimentais pela liderança do partido, Adriana disse que a lei complementar citada na resposta da Semtre não deve ser aplicada para regular esse tipo de atividade. "E, além disso, não dá competência para esta secretaria fornecer carteirinhas", disse.

Quanto ao questionamento sobre as consultas aos comerciantes e policiais, a resposta é que não foram consultados comerciantes e que apenas reuniões informais (sem registro em ata) ocorreram com policiais.

Para ela, a ação é "ilegal" e pode gerar ainda mais problemas. “É possível que a gente continue tendo gestores desta forma na cidade?”, questionou. “Depois, quem paga o pato no final é a Guarda Civil ou a PM. É assim que funciona, mas é assim que deve continuar funcionando?”, disse, ao argumentar que a situação é resolvida com finalidade "eleitoreira".

Na opinião da vereadora, “toda a falta de ou excesso de” em uma gestão municipal gera problemas de segurança pública.

Além deste tema, no início de sua fala da tribuna, Adriana destacou as ações que comemoram o Mês das Mulheres, conduzidas por ela e pela vereadora Nancy Thame (PSDB), em parceria com a Rede de Proteção à Mulher e diversas entidades. A vereadora comentou da atividade que abre a programação, às 12h30 desta terça-feira (3), e da reunião solene no dia 6.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Adriana Nunes

Notícias relacionadas