PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE JULHO DE 2021

Condutores de vans escolares buscam alternativas durante pandemia


Categoria se reuniu, quarta-feira (7), com o vereador Cássio “Fala Pira” (PL)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução


Categoria que vem sofrendo por conta do cancelamento das aulas presenciais, condutores de vans escolares se reuniram com o vereador Cassio Luiz Barbosa, o Cassio “Fala Pira” (PL), com o intuito de buscar alternativas para a categoria.

Na tarde do último dia 7, o parlamentar recebeu representantes da ACEP (Associação Condutores Escolares de Piracicaba), em uma quadra poliesportiva no bairro Monte Rey, onde foi detalhada as dificuldades que a categoria está passando, que envolvem desde a falta de pagamento das parcelas dos veículos até mesmo, em alguns casos, problemas como escassez de alimentos.

“Essa classe vem sendo prejudicada desde quando começou a pandemia e foi uma das primeiras a parar os seus trabalhos e suas atividades, por isso ficaram muito vulneráveis”, observa Cassio Luiz. “Muitos deles têm os seus compromissos, muito deles fizeram compras de vans, financiaram pelo banco, e não têm mais condições de cumprir”, acrescenta.

Dentre as demandas solicitadas pela categoria está a possibilidade de uso das vans como transporte público complementar aos ônibus, proposta que foi comentada pelo próprio prefeito durante a campanha eleitoral.

“Ele (prefeito Luciano Almeida) sugeriu até fazer um transporte alternativo para a cidade de Piracicaba, que continua sucateado, as pessoas continuam sofrendo com a questão do ônibus, e ele mesmo sugeriu que fizesse isso”, destacou o vereador.

Também foram comentadas, durante a reunião com os condutores, outras propostas de ajuda para a categoria, que poderiam contribuir neste momento difícil em que estão passando.

Ao exibir fotos de carnês de ISSQN (Impostos sobre serviços de qualquer natureza), o presidente da ACEP, João Silva, detalha a situação da categoria. “Tem pessoas que está com tudo atrasado, não sabe o que fazer, a gente não sabe o que vai acontecer com estes carnês nesse ano, se vão vir, se não vão, a gente não sabe”, disse, ao comentar que espera maior agilidade na resposta do Poder Executivo.

“Eu estive em reunião com o Carlos Beltrame (secretario municipal de Governo), onde comentei de algumas cidades que haviam conseguido alguns benefícios”, destacou Silva, ao elencar os municípios de Sorocaba, Botucatu, Taboão da Serra, Várzea Paulista e São Paulo, as quais conseguiram desenvolver ações para atenuar a situação dos condutores de vans escolares. “A gente quer um parecer do prefeito, para que ele se sensibilize com nós, com nossa categoria”, disse

A categoria também pede o fornecimento de kit de alimentos, especialmente para os condutores que estão passando por dificuldades mais duras, e ainda solicita o adiamento do prazo de autorização para os veículos fazerem o transporte escolar. Algumas vans foram habilitadas a trabalhar, mas não puderam ser utilizadas por conta da pandemia, porém, já a partir do ano que vem, estarão acima do limite de 17 anos de fabricação.

“Vou dar andamento naquilo que eu lutei: estar do lado das pessoas que acreditou na gente, que acreditou na nossa luta, eu estou vereador, não sou vereador, eu estou porque eles também fizeram parte deste processo, não somente do meu mandato, mas do mandato do prefeito”, disse Cássio Luiz. “Respeito é o mínimo que eles merecem e deste vereador essa classe vai ter”, concluiu.

Também participaram da reunião com o vereador as condutoras de vans escolares Ana Beatriz Lara Lopes da Silva e Regiane Aparecida Lião Reis.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Cassio Luiz

Notícias relacionadas