PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

30 DE JUNHO DE 2016

Comitê mapeará trechos críticos das estradas rurais


Formado com representantes do poder público e de empresas e produtores, grupo tem apoio do vereador João Manoel dos Santos (PTB)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Comitê formado por representantes da Prefeitura de Piracicaba, de empresas e produtores que se utilizam das estradas rurais se reuniu na tarde desta quinta-feira (30), na sala de reuniões da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) com o intuito de iniciar trabalho de mapeamento dos trechos de tráfego mais críticos dos 2.600 quilômetros de vias não-pavimentadas da cidade. A organização do comitê conta com o apoio do vereador João Manoel dos Santos (PTB). 

“A nossa intenção com este comitê é reunis pessoas interessadas nesta malha viária, com o intuito de buscar soluções para melhorar a estrutura de tráfego”, disse Waldemar Gimenez, titular da Sema. Ele lembra que, devido ao tamanho das estradas rurais de Piracicaba, somadas à queda da arrecadação por conta da crise financeira, a Prefeitura sofre muitas dificuldades para atender todas as necessidades, tanto de moradores da Zona Rural quanto de empresas que se utilizam destas vias. 

Coordenadora de relações externas da Raízen, uma das empresas com maior frota que circula pela Zona Rural, Deborah Barros classifica a necessidade de “unir esforços” para que resolver “problemas que todos nós estamos partilhando”, disse. Ela lembra que a empresa tem o interesse de contribuir na busca por soluções e acredita que a união de todos os interessados fará surgir as “melhores maneiras” de tratar o assunto. 

Em abril deste ano, o vereador João Manoel dos Santos (PTB) acompanhou a aplicação de um produto importado da Eslováquia em 1,5 quilômetro da estrada do Canal Torto – considerado um dos trechos mais críticos. Popularmente conhecido como “baba de cupim”, o material é 50% mais barato e tem como característica estabilizar a massa de solo tratada, evitando a ação da água, conferindo resistência para suportar o tráfego, com durabilidade para mais de cinco anos. 

“Existe essa opção, mas também podemos buscar outras, o importante, porém, é que a gente consiga criar uma sistemática em que as estradas rurais recebam manutenção constante e estejam em boa situação de tráfego”, disse ele, ao lembrar que, neste momento, a sua preocupação é em torno da safra de cana-de-açúcar deste ano. “Precisamos nos atentar as necessidades mais urgentes e ao mesmo tempo, tendo o comitê, também vamos conseguir soluções mais permanentes”, concluiu o vereador.

A reunião também contou com a participação de Getúlio Macedo, diretor da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) e de representantes das empresas Suzano Papel e Celulose, Usina Iracema, SM Consultoria, além da Fecuma (Fundação Educacional e Cultural do Meio Ambiente “Elvira Guarda Mascarim”).



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Zona Rural João Manoel

Notícias relacionadas