PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE NOVEMBRO DE 2022

Cia. de teatro Ronaumrose receberá moção de aplausos


Autoria é da vereadora Sílvia Morales



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Fundado em dezembro de 2003, com a idealização do diretor da extinta Guarda Mirim, Marcos Moreira, o grupo de teatro Ronaumrose receberá moção de aplausos 200/2022, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”. A propositura foi aprovada na 61ª reunião ordinária, na noite desta quinta-feira (24).

A também ex-guarda mirim, atriz, diretora e cofundadora do grupo, Rosângela Pereira, recebeu o convite e elaborou um projeto de curso de teatro para os jovens da Associação da Guarda Mirim Municipal de Piracicaba. O curso, que teve duração de 3 meses, foi um sucesso e o grupo de aprendizes decidiu que queriam formar um grupo de teatro na Guarda Mirim.

De acordo com uma das justificativas do projeto, a origem do nome “Ronaumrose” é curiosa: foram feitas várias pesquisas, informativos da guarda e até mesmo uma enquete com guardinhas da época, e surgiram muitos nomes mirabolantes como “Sapatos engraxados”, “Estrela azul”, entre outros. Após meses de pesquisas e uma reunião entre os cofundadores, enfim surge o nome original: Ronaumrose. Mas o que significada esse nome tão estranho, da qual se encontra um “m” antes de “r”? Eis a explicação: Ro = vem do nome de Rosângela; Naum = significa “não” na linguagem de internet da época; Rose = exatamente o nome que não existe em Rosângela Pereira, não sendo permitido em hipótese nenhuma ser chamada assim.

A Cia. tem nessa caminhada mais de 30 montagens entre peças e esquetes/performances. As atividades exercidas por tantos anos voluntariamente em prol da Cultura resultaram na classificação da Cia. como Ponto de Cultura, exatamente quando completou 18 anos de existência.

No ano de 2019, a pandemia atingiu mundo e a companhia não abriu processo seletivo, mas continuou com suas atividades formativas. Nesse período, a companhia participou do curso de formação pelo Programa de Qualificação em Artes Poiesis. No ano de 2022, a companhia foi novamente contemplada pelo Programa de Qualificação em Artes – Poiesis. Na ocasião, teve orientação teatral e musical para a montagem do espetáculo “Na Roça” de Belmiro Braga.

Atualmente, a Ronaumrose é uma companhia independente. Com o passar do tempo, a Guarda Mirim de Piracicaba passou a ser o Instituto Formar de Aprendizagem Profissional, o então grupo de teatro em 2013, ao completar 10 anos, passou a ser uma companhia teatral e, em 2019, ao completar 16 anos de trabalhos totalmente voluntários, adquiriu sua emancipação e ganhou autonomia.

A honraria será entregue em data a ser agendada pela parlamentar.



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121 Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas