PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE JUNHO DE 2019

Capitão Gomes cobra informações sobre Memorial Afro-Brasileiro


Construção de monumento que resgata o histórico da participação escrava na formação da cidade será edificada na praça Jorge Tibiriçá, no centro da cidade



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Capitão Gomes cobra informações sobre Memorial Afro-Brasileiro



A relevância de cultuar a memória dos milhares de escravos que residiram e faleceram neste município, até a Abolição da Escravatura, em 1888 e, a essencialidade dos trabalhos por eles prestados para alavancar o desenvolvimento desta cidade estão refletidos nas proposituras elaboradas pelo vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), na indicação 527/2018, para a realização da construção de um “Memorial Afro-Brasileiro”, na Praça Dr. Jorge Tibiriçá, em homenagem aos escravos ali sepultados, no período da escravidão em nosso país.

E, no requerimento 515/2018, aprovado na 38ª reunião ordinária de ontem (27), que solicita informações do Executivo quanto ao projeto de construção do Memorial Afro-Brasileiro na Praça Dr. Jorge Tibiriçá, no centro da cidade.

O parlamentar considera a história de Piracicaba, pois é comprovado que durante o período da escravatura, na localidade onde hoje estão situadas a Praça Dr. Jorge Tibiriçá e a Escola Estadual Dr. Moraes Barros, estava construído o cemitério da cidade.

Com a construção do Cemitério da Saudade, nos altos da avenida Independência, no ano de 1872, os restos mortais das pessoas brancas foram trasladados para o novo cemitério, ficando os restos mortais dos escravos, no mesmo local.

Capitão Gomes reitera que a indicação teve resposta em setembro de 2018, no sentido de que seria agendada para aquele mesmo mês, conforme uma reunião com a SemacTur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), para discutir a forma mais adequada para elaboração do projeto indicado.

No requerimento, o parlamentar quer saber se foi realizada a reunião com a SemacTur para discutir a elaboração do projeto de construção de um “Memorial Afro-Brasileiro” no local indicado?  E, se há um projeto de construção concluso ou em andamento? Qual a previsão para o início das obras? Além de outras informações oportunas.

Leia mais: 

13 de Maio: Prefeitura vai construir Memorial Afro-Brasileiro

 

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Carlos Gomes da Silva

Notícias relacionadas