PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE FEVEREIRO DE 2019

Câmara votará pedido para abertura da CPI do Semae


Requerimento 92/2019 está na Pauta da Ordem do Dia da 3ª reunião ordinária, na segunda-feira (11)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Vereadores de Piracicaba votará na segunda-feira (11), durante a 3ª reunião ordinária deste ano, o requerimento 92/2019, o qual solicita a abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar eventuais irregularidades na gestão do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto). A propositura é assinada por 11 parlamentares. 

O assunto tem sido a tônica dos debates no Legislativo piracicabano. Na 1ª reunião ordinária de 2019, na segunda-feira (4), o representante comercial Edvaldo Brito ocupou a tribuna popular da Casa de Leis apontando o problema da falta de água e do valor da tarifa, que teve anunciado o reajuste de 4,96%. 

“A responsabilidade de tudo é do senhor Barjas Negri, o homem que coloca alguém para ficar responsável por ele, mas que, com toda a falta de água, com todo esse problema, não fez e não se manifestou para acompanhar o que estava acontecendo”, disse Brito, na ocasião. 

Na 2ª reunião ordinária, quinta-feira (7), o presidente do Semae, José Rubens Françoso, esteve na Câmara e detalhou as explicações técnicas para a falta da água. Disse que nos últimos 38 dias, foram realizadas oito manutenções da rede, o que acaba exigindo a necessidade de interrupção do abastecimento em alguns locais. 

“São acontecimentos que independem do Semae. Na manutenção preventiva, sempre tentamos avisar a população, para que ela se prepare”, informou o presidente da autarquia.

As críticas à constante falta de água são cada vez mais recorrentes na Câmara. Seja por requerimentos, ou por intervenções durante as reuniões ordinárias, os parlamentares cobram da Prefeitura de Piracicaba uma explicação sobre os casos, que estão disseminados pela cidade.

“No sábado passado estive com o presidente do Semae na região do bairro Novo Horizonte e a população mostrou a ele que pessoas que recebiam conta de 80, receberam de 550 reais. Isso é preocupante. É uma aberração. Assinei o requerimento da CPI do Semae porque algo de errado deve ter”, disse o vereador Paulo Campos (PSD), ao ocupar a tribuna da Casa na última quinta-feira (7).

Paulo Serra (PPS) defendeu a criação da CPI como forma de realizar investigação mais profunda. Ele informar que recebeu a conta de um cidadão no valor de R$ 946, sendo que, em dezembro, era de R$ 36.

Assinam o requerimento pedindo a CPI os vereadores Laércio Trevisan Jr. (PR), Ronaldo Moschini (PPS), Paulo Serra (PPS), Aldisa Marques, o Paraná (PPS), Lair Braga (SD), Adriana Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), Paulo Campos (PSD), Wagner Oliveira (PHS), Dirceu Alves (SD), Ary Pedroso Jr. (SD) e Matheus Erler (PTB). 

PAUTA – A Pauta da Ordem do Dia da 3ª reunião ordinária, na segunda-feira (11), conta ainda com um projeto de resolução, 13 moções e nove requerimentos para ser votados em Discussão Única; e cinco projetos de lei que deverão ser apreciados em Primeira Discussão.

Também estão previstos dois usos da tribuna popular. Lucas Luiz da Silva falará sobre tempo de espera nas filas dos bancos e o representante comercial Edvaldo Brito retomará o assunto da CPI do Semae.

A reunião ordinária da Câmara pode ser acompanhada, ao vivo, pela TV Câmara, no canal 8 da NET, 9 da Vivo e 60.4 em sinal digital, ou ainda nos canais em redes sociais, Facebook e YouTube, e no site www.camarapiracicaba.sp.gov.br, onde é possível escutar a Rádio Web. A partir das 20h, a reunião passa a ser transmitida pela Rádio Educativa FM, 105,9 ou no site www.educativafm.com.br.

A Câmara fica na rua Alferes José Caetano, 834, Centro, e a população pode acompanhar as reuniões ordinárias, pessoalmente, na Galeria do Plenário Francisco Antonio Coelho. Mais informações: 3403-6500.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo

Notícias relacionadas