PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE JUNHO DE 2019

Câmara celebrará os 60 anos de atividades da escola Joaninha Morganti


Requerimento 444/2019 foi aprovado na noite desta quinta-feira (7), na 34ª reunião ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Gilmar Rotta (MDB) é autor da propositura



O requerimento 444/2019, de autoria do vereador Gilmar Rotta (MDB), foi aprovado na noite desta quinta-feira (6), na 34ª reunião ordinária. Por meio da propositura, o parlamentar solicita reunião solene em comemoração dos 60 anos de atividades da Escola Municipal Joaninha Morganti, que será realizada no dia 20 de setembro, conforme resolução 1/2013.

“A creche, além de toda sua estrutura de funcionamento, foi idealizada e mantida através da Secretaria Municipal de Educação e Bem Estar Social. Todo o gerenciamento era monitorado por assistentes sociais e o seu diretor, um funcionário estatutário com formação em magistério, que contava com atendentes que prestavam serviços por sete horas corridas, se revezando em dois turnos”, relembrou Gilmar.

O nome Joaninha Morganti foi em homenagem à esposa de Pedro Morganti, então proprietário da refinadora Monte Alegre. Seu verdadeiro nome era Giannina Dal Pino Morganti, nascida em Alexandria, no Egito. Ela imigrou para o Brasil ainda criança, e, através do seu matrimonio, se tornou uma piracicabana de coração.

“Carinhosamente, os moradores da usina abrasileiraram seu nome para dona Joaninha, considerada a mãezona do bairro Monte Alegre e comparada como um anjo bom, pois era a organizadora de campanhas solidárias em prol das famílias carentes, além de pertencer à Legião Italiana de Assistência. Sempre teve o sonho de construir postos de puericultura e acreditamos que a escola municipal nasceu no subsolo de um destes, inaugurado por volta de 1959”, contou o parlamentar.



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Gilmar Rotta

Notícias relacionadas