PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE MAIO DE 2022

Câmara aprova PL sobre prevenção ao abandono e evasão Escolar


De autoria do vereador Thiago Ribeiro (PSC), projeto de lei foi aprovado em primeira discussão



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Thiago Ribeiro (PSC)



A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou nesta quinta-feira (5), durante a 15ª reunião ordinária de 2022, o projeto de lei 104/2021, que institui em Piracicaba a Política Municipal de Prevenção ao Abandono e Evasão Escolar. O PL foi aprovado em primeira discussão e deve retornar para deliberação nas próximas reuniões.

De autoria do vereador Thiago Ribeiro (PSC), o texto do projeto de lei contempla o desenvolvimento de programas, ações e conexões entre órgãos públicos, sociedade civil e organizações sem fins lucrativos que visem o desenvolvimento de competências socioemocionais ao aluno durante o ano letivo.

A propositura traz princípios e diretrizes pensadas para mitigar situações que favoreçam o distanciamento de jovens e alunos do ambiente escolar, como por exemplo o bullying e a gravidez na adolescência, e reconhece a educação como principal fator de crescimento econômico, redução das desigualdades e diminuição da violência.

O PL também visa promover disciplinas de "Projeto de Vida", em que o educador discuta com os alunos as possibilidades para depois da conclusão do ensino básico e estruturar um currículo complementar centrado no aluno, com aulas interativas.

De acordo com Thiago Ribeiro, fatores que influenciam a desistência do aluno são a necessidade de auxiliar financeiramente na renda familiar, a falta de interesse pelo ambiente escolar, dificuldade no aprendizado, acesso à escola, entre outros. Ele defende que uma carga horária mais extensa, produtiva e interessante prepara o aluno para a vida e torna o período acadêmico atraente, além de diminuir as chances de abandono.



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Thiago Ribeiro

Notícias relacionadas