PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE OUTUBRO DE 2016

Brinquedos Lego são clicados em situações inusitadas


Mostra aberta na Câmara reúne fotografias do designer Israel Boschetti



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Publico pode conferir trabalhos até 21 de outubro

Publico pode conferir trabalhos até 21 de outubro
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Artista de Santa Catarina apropriou-se da técnica de toy photography

Artista de Santa Catarina apropriou-se da técnica de toy photography
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Máscaras dos personagens estão disponíveis para interação das crianças

Máscaras dos personagens estão disponíveis para interação das crianças
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Presidente da Câmara, vereador Matheus Erler, acompanhou abertura na tarde desta sexta-feira

Presidente da Câmara, vereador Matheus Erler, acompanhou abertura na tarde desta sexta-feira
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Artista de Santa Catarina apropriou-se da técnica de toy photography



A junção de um hobby com habilidades profissionais levou Israel Boschetti a desenvolver o Let it go Project – Uma Aventura Fotográfica. Por meio da técnica da toy photography, o designer de 31 anos produziu uma sequência de imagens com super-heróis e protagonistas de filmes, tendo como inspiração os bonecos Lego. Inicialmente explorada nas redes sociais, a ideia transformou-se agora na exposição Brincar, Criar e Imaginar, em cartaz no hall do prédio anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba até 21 de outubro.

Natural de Florianópolis, capital de Santa Catarina, Israel criou situações inusitadas para personagens conhecidas entre as várias gerações, clicadas em macrofotografia de sua câmera Canon t3i. A concepção ocorreu nas ruas de sua cidade e do seu próprio quarto. As cenas ilustram nomes como Bob Esponja, Dragon Ball, Peter Parker, Os Simpsons, Star Wars, Batman, Senhor dos Anéis, Homem Aranha, Jack Sparrow, The Walking Dead, entre outras.

Entre as fotografias trazidas para a exposição estão as da série Let it Go Selfie, em que o designer concebe situações imaginárias dos bonecos produzindo seus autorretratos, como se possuíssem uma conta do Instagram. 

A origem do projeto aconteceu de forma despretensiosa. No “boom” do Facebook no país, Israel fotografou seu chaveiro, o boneco Tobias, em situações do cotidiano. A brincadeira com o “alterego” durou seis anos, até que o artista seguiu para novas criações com um boneco articulado do Homem de Ferro. Somente em junho do ano passado é que veio a ideia de explorar novas possibilidades com os bonecos do grupo Lego, que possui uma cartela variada de opções.

“Não tinha brinquedos Lego quando pequeno, mas os meus amigos sim. Depois, chegando perto dos 30 anos, resgatei esse lado. Comecei a divulgar as fotografias e a demanda surgiu”, contextualiza o designer, que criou contas no Instagram e no Facebook para divulgar o projeto e teve o auxílio do sobrinho, de oito anos, para pensar os cenários e conseguir novos bonecos. “Fiz para me divertir. Expor foi uma consequência”, declara.

Israel também leva seus trabalhos ainda este mês a uma unidade da Eletrosul Centrais Elétricas, em sua cidade natal, e em novembro, nos dias 12 e 13, participa da 6ª Expo Lug Brasil, no Liceu Coração de Jesus, tradicional colégio de São Paulo, no bairro Campos Elíseos. O artista pretende desenvolver novas situações para os brinquedos Lego em vídeo, utilizando técnicas de stop motion, com novos cenários e personagens.

Curador da mostra, o historiador Fábio Bragança lembra que a exposição foi concebida para o mês de outubro em alusão ao Dia das Crianças. Para a próxima semana, o diretor do Centro de Documentação e Arquivo agendou a visita de duas escolas ao espaço. Máscaras dos personagens poderão ser levadas pelas crianças, que têm ainda a chance de interagir com selfies no ambiente. Novos agendamentos podem ser feitos pelas unidades escolares da cidade. “Nossa intenção é que as crianças visualizem as imagens e criem suas próprias histórias”, diz Bragança.

TOY PHOTOGRAFY – A técnica surgiu a partir do ano 2000, da vontade de aficionados por brinquedos e fotografia em expressar suas paixões. No processo de produção de imagens há sempre a interação dos personagens de brinquedo em situações da vida real, por meio de cenas cuidadosamente criadas dentro de casa, ao ar livre ou com a utilização de cenários elaborados. Pode ser desenvolvida até mesmo das câmeras de celulares. 

SERVIÇO – Exposição Brincar, Criar e Imaginar, de Israel Boschetti. De 7 a 21 de outubro, no hall de exposições do prédio anexo da Câmara (rua do Rosário, 833, Centro). Visitas de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Entrada gratuita. Informações e agendamentos de grupos: (19) 3403-6500 ramal 6612.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Exposição

Notícias relacionadas