PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE MAIO DE 2019

Biblioteca Municipal completa 80 anos e será homenageada por Abdala


A unidade foi criada em 2 de maio de 1939, pelo prefeito Ricardo Ferraz de Arruda Pìnto.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

A propositura foi aprovada na 26ª reunião ordinária, desta quinta-feira (9).



A Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba Ricardo Ferraz de Arruda Pinto está comemorando 80 anos e será homenageada com a moção de aplausos 76/2019, de autoria do vereador Marcos Abdala (PRB). A propositura foi aprovada na 26ª reunião ordinária, desta quinta-feira (9). 

A celebração acontece todo o mês de maio, com diversas atividades, como a hora do conto, visitas monitoradas, exposições, doação de livros e devolução gratuita.

A unidade foi criada em 2 de maio de 1939, pelo prefeito Ricardo Ferraz de Arruda Pìnto. Foi a primeira de todo o interior do Estado de São Paulo. Neste ano, teve como diretor Leandro Guerrini, pesquisador e historiador que, por 28 anos, dedicou-se ao acervo de 873 livros registrados.

De 1939 a 2019, o espaço público ocupou diversos endereços provisórios, como a Câmara de Vereadores, o antigo prédio da Escola Prática de Contabilidade “Moraes Barros”, Teatro “Santo Estevão”, Coreto da praça José Bonifácio, Delegacia de Ensino Secundário e Formal, alguns casarões na área central da cidade, antigo prédio da Prefeitura e, após 2010, a atual construção exclusiva localizada na rua Saldanha Marinho.

A biblioteca possui mais de 95 mil livros, títulos em braile e serviços voltados a população piracicabana e moradores de outras cidades. Realiza eventos ocasionais e concursos literários de Microcontos de Humor e Prêmio Escriba. Também conta com um espaço reservado para crianças, com livros, jogos de tabuleiro e contadoras de história. Além da unidade central, existem três polos de atendimento localizados no Parque Orlanda e Parque da Rua do Porto, conhecido como quiosque literário Maria Emília Leitão Medeiros Redi, com funcionamento aos domingos.

Em 29 de outubro de 2010, ganhou um prédio, com todas as condições para oferecer serviços de qualidade a cultura piracicabana. O local é acessível e possui rampas de acesso, elevador, sanitários para pessoas com deficiência. 



Texto:  Fernanda Rizzi


Legislativo Marcos Abdala

Notícias relacionadas