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20 DE SETEMBRO DE 2021

Alunas do Senac farão cartilha de orientação sobre autismo


O projeto de conclusão do Curso Técnico de Enfermagem foi apresentado ao vereador Pedro Kawai (PSDB), que declarou apoio à iniciativa



EM PIRACICABA (SP)  

Pedro Kawai ouve alunas do curso de Enfermagem

Pedro Kawai ouve alunas do curso de Enfermagem

Pedro Kawai e a equipe que fará a cartilha sobre autismo

Pedro Kawai e a equipe que fará a cartilha sobre autismo
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Pedro Kawai ouve alunas do curso de Enfermagem



Alunas do curso técnico de Enfermagem do Senac Piracicaba apresentaram, nesta segunda-feira (20), ao vereador Pedro Kawai (PSDB) o projeto “Diagnóstico de Autismo: E agora?. A proposta é transformar a iniciativa em uma cartilha de orientação e criar um crachá de identificação do autista, para facilitar e agilizar o atendimento dessa população.

Thaís Acácio Borsatto, Sabrina Laís da Silva Gomes, Daniele Fernanda Flórida de Toledo e Zeneide Freitas da Costa explicaram ao vereador que a ideia da cartilha é compartilhar conhecimento e informações sobre sintomas, características, diagnóstico e tratamento do autismo. Do mesmo modo, a proposta da criação do crachá para o autista, complementa a carteira de identificação, criada pela lei 13.977/2020. “Nem todos possuem a carteira, já que há uma certa complexidade para adquiri-la”, comentaram as alunas. “O crachá é mais simples, e se por acaso for extraviado, não requer laudos médicos para uma segunda via”, explicam.

Com o apoio do vereador Pedro Kawai, a cartilha deverá ser produzida em modo digital, para facilitar o compartilhamento e o seu uso por dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Contudo, Kawai também observou que o fato de ser produzido em formato PDF (Portable Document Format) permite que as pessoas imprimam o seu conteúdo. “A diagramação e produção do conteúdo nós já conseguimos, agora vamos buscar voluntários para ilustrar a cartilha”, comentou o parlamentar.

Segundo Kawai, iniciativas como esta são exemplos de como a teoria pode ser aplicada à prática. “Quando o conhecimento produzido no meio acadêmico se materializa em projetos como este da cartilha e do crachá, a sociedade recebe de volta o investimento que faz no cidadão”, concluiu.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Miromar Rosa - MTB 17.063


Cidadania Pedro Kawai

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