PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE MAIO DE 2019

Abertura da Semana do Brincar acontece neste sábado, na Câmara


Estacionamento, na rua Alferes José Caetano, 834, terá brinquedos, livros para colorir, diversas atividades lúdicas e serviços à população. Eventos são gratuitos.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Leandro Trajano (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Em março, Kawai participou de evento preparatório da Semana do Brincar

Em março, Kawai participou de evento preparatório da Semana do Brincar
Foto: Leandro Trajano (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Em março, Kawai participou de evento preparatório da Semana do Brincar

Em março, Kawai participou de evento preparatório da Semana do Brincar
Foto: Leandro Trajano Salvar imagem em alta resolução

Em março, Kawai participou de evento preparatório da Semana do Brincar



Um resgate das memórias da infância, com brincadeiras como pega-pega, pula-corda e roda-pião. É o que pretende a Semana do Brincar, que acontece entre sábado (25) e o próximo dia 2 e que integra, desde o ano passado, o calendário oficial de eventos da cidade por iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), autor da lei municipal 8.903/2018.

E será o estacionamento da Câmara de Vereadores de Piracicaba, na rua Alferes José Caetano, 834, no Centro, que dará início à edição de 2019.

Neste sábado, entre 9h e 12h, as crianças poderão se divertir em brinquedos instalados pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, com livros para colorir e em uma série de atividades lúdicas. Também serão oferecidos os serviços de aferição de pressão, corte de cabelo masculino, esmaltação e oficinas de corte de tecidos e costura.

Todas as atividades da Semana do Brincar são abertas à população e gratuitas. À frente do evento estão a Câmara e a Prefeitura, com o apoio do Sesc Piracicaba e a colaboração dos grupos de escoteiros Trentino-Tirolês, Tamandaré, São Mario, João Batista de Ártemis e Piracicaba 165 e das empresas Unidas e Abil.

Além da abertura na Câmara, a Semana do Brincar terá eventos na avenida Renato Wagner às 8h do domingo (26); na Escola Municipal "Maximiano Fermino Gil", em Anhumas, às 8h de terça (28); na Estação da Paulista, às 15h de quarta (29); no Condomínio Residencial Terras de Ártemis, às 14h do dia 1º; e no Engenho Central, às 13h30 do dia 2.

Também integram a programação cerca de 20 ações que serão realizadas no Sesc Piracicaba, sob o tema "O Brincar que Abraça a Diferença", com palestras, oficinas, bate-papos, recreações, intervenções artísticas, apresentações musicais (como Barbatuques, no sábado) e espetáculos. No Estado, o Sesc participa desde 2013 da Semana do Brincar, realizada no Brasil há 10 anos pela organização global Aliança pela Infância.

Kawai ressalta que a iniciativa visa lembrar "pais, avós, tios e instituições públicas e privadas sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento das crianças", oferecendo diversão, serviços e momentos lúdicos para serem aproveitados em conjunto tanto por adultos quanto pelo público infantil.

"Essas ações buscam resgatar as brincadeiras no coletivo. As crianças precisam interagir no mesmo espaço, dividindo e brincando em equipe, desenvolvendo, assim, a integração entre elas, algo que na atualidade está se perdendo devido à tecnologia que as leva ao mundo virtual, ao individualismo e ao sedentarismo", observa o vereador, vice-presidente da Câmara.

Pela rede municipal de ensino, devem participar da Semana do Brincar 46 escolas que abrigarão a terceira edição dos Jogos Internos do Ensino Fundamental e outras 89, de educação infantil, que promoverão atividades lúdicas. Pais e educadores também estão no foco das ações, em rodas de conversa realizadas nesta quarta (22), na Emei "Maria Conceição Polizel Mendes", e nesta sexta-feira (25), na Emeif "João Perin".



Texto:  Comunicação Assessoria parlamentar


Câmara Pedro Kawai

Notícias relacionadas