PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE ABRIL DE 2018

Walter Geraldi defende canal de diálogo entre advocacia e vereança


Professor de direito e legislação, o advogado fez uma digressão sobre o papel dos vereadores, para destacar o legislativo, como alicerce da política nacional



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Walter Geraldi defende canal de diálogo entre advocacia e vereança






O advogado e professor de direito e legislação, Walter Jorge Geraldi ocupou a Tribuna da Câmara, na reunião 22ª reunião ordinária de ontem (23) para abordar a temática sobre o papel da advocacia e da vereança, com foco no poder Legislativo, na condição de alicerce da política nacional frente ao Judiciário e Executivo. 

"O meu objetivo é abrir um caminho entre advocacia e vereança daqui até 2021", disse o orador, que também falou da obra: A ordem de Cristo e o Brasil, escrita pelo presidente do Bandeirante Malta, que fala do verdadeiro descobrimento do Brasil.

A consideração é que a ordem de Cristo propiciou a viagem para o Brasil. "Eles eram ‘Giraldi’, e alguns engenheiros que foram para a Escola Naval de Sagres, que construíram 13 caravelas, uma delas se desviou para a África e 12 vieram para cá, sendo que sete naufragaram", disse.

Geraldi falou de homenagem a advogadas e advogados, acompanhando a sua fala, além  citar os jovens advogados e os mais antigos. "Senhores, senhoras é de conhecimento de vocês, de vossas excelências, tudo o que está na nossa Constituição, sobre a vereança, do artigo 14, do 29 ao 31. Na advocacia temos o nosso estatuto, mas me reportei à lei 6448, de 1977, que fala sobre a municipalidade, como a célula da nação. É aí que começa a nação", disse.

Também mencionou quando Martim Afonso de Souza, em 1532 fundou a primeira Câmara Municipal, subindo a serra e fundando a Câmara de São Paulo de Piratininga, sendo que hoje, com o progresso, temos Câmaras formadas por pessoas brilhantes, doutores em cada área.

"Não existe diferença entre a minha pessoa e um agricultor e um pedreiro. Cada um de nós tem a sua formação, acadêmica ou da vida. Os maiores conselheiros, que formaram as grandes famílias do Brasil vieram de mãos calejadas. É essa a digressão que estou fazendo para fazer-me entender, como estou vendo a vereança. Ela é necessária e representa o alicerce da política nacional, porque, na Constituição, o Legislativo é o primeiro dos poderes, depois do Executivo e do Judiciário. Onde está a advocacia, depende da cabeça e conhecimento de cada um de vocês, de bom senso, da formação que tiveram nas suas famílias, do ardor que trazem no coração, daquilo que aprenderam com os pais e complementaram nas escolas é que essa Câmara vai fazer leis profícuas, é daí que os senhores vão tirar força", disse.

Geraldi também disse que está elaborando uma emenda constitucional, no artigo 133, e no artigo 6 e parágrafo único. "Quero desejar a todos vocês, com aquele carinho que sempre tratei. Mas eu voltarei em outros momentos", concluiu.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo

Notícias relacionadas