PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE AGOSTO DE 2019

Vereadores prestigiam cerimônia de 25 anos da 'Maria Canale Angelelli'


Evento teve descerramento de placa comemorativa e apresentações artísticas.



EM PIRACICABA (SP)  

Maria Canale Angelelli

Maria Canale Angelelli

Inauguração da creche em 29 de agosto de 1994

Inauguração da creche em 29 de agosto de 1994

Homenagem às pessoas que ajudaram a construir a creche

Homenagem às pessoas que ajudaram a construir a creche

1ª Grupo de professoras da creche

1ª Grupo de professoras da creche
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (7 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (8 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (11 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (12 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (13 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (14 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (15 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (16 de 16) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Os vereadores José Longatto e Pedro Kawai, ambos do PSDB, participaram, no sábado (24), da solenidade de comemoração dos 25 anos da Escola Municipal de Educação Infantil "Maria Canale Angelelli", localizada no Parque das Indústrias (IAA).

A diretora da unidade, Janinne Galhardo Athanasio, destacou que "o trabalho pedagógico da escola visa ao desenvolvimento integral dos bebês e das crianças, proporcionando experiências e vivências pautadas nos interesses e nas necessidades de cada faixa etária".

Kawai discursou sobre a importância da comunidade na preservação da escola durante 25 anos e parabenizou Longatto e as pessoas que deram início ao pedido de construção da escola, as diretoras e as professoras pelo empenho.

Foi na gestão do secretário municipal de Educação do governo Humberto de Campos que a creche começou a se tornar realidade. "Humberto de Campos assumiu o compromisso com a construção da creche, desde que houvesse cooperação da comunidade. Organizei um grupo de mais de 30 pessoas para ajudar com doações de materiais e mão-de-obra", relembrou Longatto.

Participaram do evento o prefeito Barjas Negri (PSDB), a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, diretoras, professoras e pais de alunos. A solenidade contou com descerramento de placa comemorativa e apresentações artísticas infantis.

HISTÓRIA - A Escola Municipal de Educação Infantil "Maria Canale Angelelli" foi inaugurada em 29 de agosto de 1994 e começou a atender em 3 de setembro do mesmo ano. O estabelecimento situa-se na rua João Pedro Correa, 810, no IAA.

A escola era conhecida por Emei IAA até 28 de abril de 2004, quando passou a ser denominada de "Maria Canale Angelelli" após lei de autoria de Longatto.

Inicialmente, o local destinado para a instalação da escola foi um barracão onde funcionava o laboratório do Instituto do Açúcar e do Álcool. O prédio, no entanto, precisava de reformas e adaptações e, em 1993, com materiais disponibilizados pelo governo municipal e doações de empresários e comerciantes, voluntários realizaram as obras.

Dois anos após o início do funcionamento, foram aprovadas a reforma e a ampliação do prédio e, por esses motivos, a creche passou a atender, por três meses no salão da Paróquia São Paulo Apóstolo. A reinauguração ocorreu em julho de 1996.

Em 2014, a Prefeitura ampliou a escola, com a construção de um berçário, inaugurado em março de 2015.

PATRONA DA CRECHE - Maria Canale Angelelli nasceu em Piracicaba, no bairro Campestre, em 12 de dezembro de 1917. Em 15 de abril de 1939, aos 21 anos, casou-se com Octávio Angelelli, com quem teve 11 filhos: três mulheres e oito homens. Um dos filhos, já falecido, colaborou com a construção da creche.

"Maria Canale teve formação religiosa e estudou em colégio de freiras, onde reforçou sua fé e sua visão de que, para ser uma boa pessoa, era necessário praticar o bem. Ela buscava em suas orações forças para que isso lhe fosse possível. Foi muito atuante na comunidade", frisou Longatto.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Redação


Educação José Longatto Pedro Kawai

Notícias relacionadas