PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE JULHO DE 2017

Vereadores participam de lançamento de campanha de trânsito


Motoristas jovens são o público-alvo da nova campanha lançada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.



EM PIRACICABA (SP)  

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Piracicaba)

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Piracicaba)
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 7) Salvar imagem em alta resolução

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Piracicaba)

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Piracicaba)

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Piracicaba)

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Piracicaba)
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (7 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Salvar imagem em alta resolução

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Piracicaba)



A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) lançou na tarde desta quarta-feira (12), no auditório do Museu da Água, uma nova etapa da campanha de trânsito dentro do projeto "Sinal Aberto para Vida". O foco desta fase serão os jovens motoristas.

O evento de lançamento contou com a presença dos vereadores André Bandeira (PSDB), Pedro Kawai (PSDB), José Aparecido Longato (PSDB), Dirceu Alves da Silva (SD) e Coronel Adriana (PPS), além do prefeito Barjas Negri (PSDB) e do secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira.

Segundo a Semuttran, o enfoque principal da campanha é conscientizar os motoristas jovens sobre os cuidados, a necessidade de atenção e a segurança no trânsito. O primeiro tema a ser divulgado ––"Bebida mais trânsito gera morte"–– terá um apelo com linguagem direta e transparente sobre os perigos de ingerir bebidas alcoólicas e dirigir. Dentro desse tema, a frase "No trânsito, não misture a sua vida" reforça a ideia de que essa atitude, proibida por lei, pode acarretar graves acidentes.

O excesso de velocidade, segunda parte da campanha, terá o slogan "No trânsito, não acelere a sua vida: Velocidade mais trânsito gera morte". A alta velocidade pode levar a infrações e multas e o motorista pode ter a carteira de habilitação apreendida, além do risco de acidentes, muitas vezes, fatais.

O terceiro e último ponto em destaque na campanha chegará à população com a frase "Não desligue a sua vida: Celular mais trânsito gera morte". Trata-se de um alerta para o uso do celular ao volante, que pode resultar em acidentes.

"Sou vítima da violência no trânsito, devido a um acidente há 21 anos, quando um motorista embriagado passou o sinal vermelho e bateu no meu carro, me deixando dependente de uma cadeira de rodas. Diante disso, sou totalmente a favor de qualquer campanha que tenha o intuito de prevenir acidentes", disse Bandeira.

"A imprudência no trânsito é uma das causas que mais matam no Brasil, infelizmente por conta do abuso de velocidade e agora também com o uso do celular indevidamente. É muito importante ter campanhas como essa, que alertam os jovens, as maiores vítimas, para que se conscientizem dos perigos e da responsabilidade de se dirigir com segurança. É só levantarmos os números da Central de Ortopedia e Traumatologia para verificar que a grande maioria dos atendimentos é por acidentes de trânsito e a faixa etária está entre 18 a 25 anos. Considero relevante e oportuna a campanha. Parabéns ao prefeito, ao secretário de Trânsito e Transportes e à sua equipe por investir na conscientização de um trânsito mais seguro", comentou Kawai.

"A importância desta campanha reside no fato de que a maioria dos mortos e feridos em acidentes de trânsito são jovens, seja por causa do hábito de dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, seja pelo excesso de velocidade no trânsito ou, ainda, pelo uso de celulares enquanto dirigem. É uma campanha bastante dinâmica, que envolverá diversas mídias e órgãos públicos e privados e que reforça ainda mais a ideia de que a prevenção e os cuidados no trânsito são direitos mas também deveres de todos os cidadãos. Portanto, todos devem participar", afirmou Coronel Adriana.

As estratégias de divulgação para informar a população incluem mídias digitais, anúncios em jornais impressos, portais de notícias, e-mails marketing, spots em rádios e faixas nas principais rotatórias, viadutos, escolas e autoescolas, além de flyers e mídia em ônibus.

A realização da campanha é da Semuttran e da Prefeitura. A Câmara apoia a iniciativa.



Texto:  Assessoria parlamentar Débora Bontorim Saia
Revisão:  Redação


Trânsito e Transportes André Bandeira Pedro Kawai Adriana Nunes

Notícias relacionadas