PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

30 DE MARÇO DE 2016

Vereador e Semuttran discutem estacionamento regular aos mototaxis


Mototaxistas requerem vagas de estacionamento em vias públicas



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Reunião foi promovida pelo vereador João Manoel dos Santos

Reunião foi promovida pelo vereador João Manoel dos Santos
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Reunião foi promovida pelo vereador João Manoel dos Santos

Reunião foi promovida pelo vereador João Manoel dos Santos
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Reunião foi promovida pelo vereador João Manoel dos Santos



O vereador João Manoel dos Santos (PTB) promoveu uma reunião, nesta terça-feira (29), com mototaxistas e com o secretário municipal de Transito e Transportes, Jorge Akira, para discurtir a proposta de regularização para o estacionamento dos profissionais em vias públicas do município. O encontro ocorreu na sede da pasta, no bairro Caxambu.

“Saímos da base [como são chamadas as agências] devido ao custo alto que os donos cobravam, que era em média de R$ 25,00. Temos que fazer cerca de quatro corridas para tirar esse dinheiro, e que, ainda, utilizamos para pagar a manutenção dos veículos”, afirmou a mototaxista Maria Cristina Angeleli.

“Estamos sendo humilhados pelos donos da base”, alegou Milton Medeiros. “O certo é regularizar a nossa situação para trabalhamos sossegados e conforme a lei”, afirmou Douglas Xavier. Segundo os profissionais, mais de 2.500 mototaxistas estão irregulares e apenas quatro constam no cadastro da prefeitura. 

INFRAÇÃO - Os motoqueiros reconhecem que infracionam a lei de trânsito por estacionarem em local proibido para motocicletas, e contaram que foram autuados diversas vezes pela situação. “O guarda municipal tirou a chave da minha moto, pediu e segurou o documento até que os agentes da secretaria chegassem e emitissem a multa”, lembrou Maria Cristina. “Ele disse que a base ligava reclamando”, completou. 

Defendendo-se das acusações, o proprietário de uma agência de mototaxis, Michel Russini, afirmou que nunca cobrou verba por parte dos trabalhadores. “Fornecemos clientes e banheiros. Respeitamos o ser humano, seja quem for. Não acuso ninguém, mas tem mais mototaxistas dentro da base do que na rua. Se saíram, é porque não se ajeitaram na base”, defendeu Russini. 

Após longa discussão, o vereador João Manoel expôs que cobrará a prefeitura para que o impasse seja regularizado e feita a fiscalização. “Não é justo vocês estarem regularizados e a prefeitura não fiscalizar e deixar os clandestinos na rua. Em três dias é possível regularizar”, expôs o parlamentar. 

Jorge Akira sugeriu a criação de um sindicato ou uma associação dos mototaxistas que defendam a situação de todos os profissionais no município, e citou que, para o atendimento das reivindicações “depende da legislação federal”. Portanto, a reunião terminou sem acordo. “Ainda teremos várias conversas”, disse Akira.



Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Trânsito e Transportes João Manoel

Notícias relacionadas