PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE MAIO DE 2016

Vazão de água da chuva ameaça clínica para atendimento de idosos


Problema no bairro Campestre foi verificado pelo vereador João Manoel dos Santos (PTB) na tarde desta segunda-feira (9)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Laura Leite (1 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (2 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (3 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (4 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (5 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (6 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (7 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (8 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (9 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (10 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (11 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (12 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (13 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (14 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite Salvar imagem em alta resolução


Fundada há 10 anos, a Hospedagem para Idosos “La Vitta”, clínica privada para atendimento de pessoas da terceira idade, se instalou há cerca de dois anos e meio em um terreno no bairro Campestre, com cerca de 2.700 metros quadrados. O que seria motivo de comemoração, devido à ampliação do espaço, tornou-se um grande problema, já que a vazão da água da chuva, resultado do sistema de captação de um loteamento próximo ao local, ameaça o prédio que atualmente recebe 20 moradores. 

“Já foram colocados mais de oito caminhões de pedra para criar uma barricada e desviar a água que vem do terreno localizado acima e inunda a clínica”, explica Beatriz Silva de Campos Marques, funcionária pública e voluntária na La Vitta. Ela mostra na parede da cozinha as marcas do barro que acumulou no local nas últimas chuvas: é quase um metro de altura, que, além da insalubridade, também fez formar diversas rachaduras no prédio. “E alagou toda a cozinha, o que colocou idosos em risco”, conta. 

O problema foi acompanhado pelo vereador João Manoel dos Santos (PTB) na tarde desta segunda-feira (9). “Precisamos cobrar da Prefeitura de Piracicaba a solução para esta situação, já que a rua onde está localizada a clínica é oficial e tem, inclusive, os postes de iluminação da CPFL”, destacou o parlamentar. Ele disse que encaminhará a situação à Administração para que sejam construídas manilhas de captação de água da chuva para desviar a vazão e direcioná-la a um riacho que tem ao lado do terreno. 

Mônica Regina Buarque e Silva, sócia-proprietária da La Vitta, destaca que foi construído um dreno no meio da rua, custeado pela própria clínica, para tentar escoar a água, mas é insuficiente. “Na frente do terreno, temos uma área verde, onde passa um riacho, e ao lado existe uma área de preservação permanente (APP), onde devem ter sido canalizadas diversas nascentes, que agora precisam ser direcionadas ao riacho e evitar que a água caia diretamente sobre a estrutura da clínica. 

Sonia Rosiris Rodrigues, a outra sócia-proprietária da La Vitta, lembra que o terreno tem escritura e a rua tem registro na Prefeitura. “Aqui está regularizado, mas precisa da atenção do poder público para evitar que soframos com a vazão da água pluvial”, disse ela, que também lembrou que outros investimentos, como a construção da sala de administrativo, foram cancelados, com receio de que seja levado pela água da chuva. “Fomos orientadas a não construir até que este problema seja resolvido”, conclui.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo João Manoel

Notícias relacionadas