PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE MAIO DE 2018

Valquiria de Oliveira exalta projeto ambiental da escola Manasses


Projeto trabalha no despertar da cidadania e sustentabilidade dos alunos e da população do entorno da unidade escolar



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Valquiria Hillbruner de Oliveira






A professora Valquiria Hillbruner de Oliveira, da Escola Estadual "Prof. Manasses Ephrain Pereira" também ocupou a Tribuna Popular, seguida do professor Gilberto João Beltrame, na 29ª reunião ordinária de ontem (21) para abordar a temática: Consciência Ambiental através do trabalho “Desvendando o Bairro Monte Líbano”.

Valquiria falou da criação do projeto, que começou na observação de que no entorno  da unidade escolar havia muito lixo, sendo que os alunos fizeram abaixo–assinado, envolendo a comunidade, o que também resultou na criação de panfletos e outros  materiais de divulgação.

Na sequencia de sua fala, a professora Valquiria apresentou um vídeo, com atuação do personagem "Sapo Zé", em diferentes recomendações para não se jogar lixo no chão, o que reflete numa falta de educação. O vídeo também aborda passeios pedagógicos realizados pelos alunos.

Sapo Zé dá exemplo de como jogar o lixo de maneira correta. O vídeo também destaca a conquista de uma caçamba para entulho e, visita que os alunos fizeram ao Ecoparque, empresa de processamento de resíduos e lixo de cidades da região de Piracicaba.  

Em aparte, o vereador Pedro Kawai (PSDB) parabenizou toda direção do projeto. Além de sinalizar a disposição com que os alunos da Escola Massases abraçaram o projeto, indo de porta em porta, envolendo toda a comunidade. "Me emocionou muito. É prova de que o trabalho é sério e dá resultados", disse o parlamentar, considerando que o projeto, desde o começo é uma quebra de paradigma. "Contem sempre com esta Casa. Os alunos estão aí para o que der e vier", disse.

O vereador Osvaldo Airton Schiavolin, o Tozão (PSDB) parabenizou a iniciativa e, disse que em visita a bairros periféricos vê lixo em todos os lugares, e que as demais escolas tomem este projeto como exemplo. "O lixo não anda sozinho, temos que conscientizar a todos", considerou o parlamentar ao destacar o gesto de cidadania dos professores, no ensino dos nossos pequenos.

O vereador José Marcos Abdala (PRB) também parabenizou o projeto, lembrando que dificilmente uma criança vai jogar lixo em lugar errado se o pai não fizer. Também parabenizou o professor Gilberto João Beltrame, na defesa do projeto ambiental, que trabalha no despertar da cidadania e sustentabilidade



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Tribuna Popular

Notícias relacionadas