PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE DEZEMBRO DE 2016

Universitários conhecem Departamento de Documentação e Arquivo


Piracicabanos, eles estudam no Sergipe e na Paraíba



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Bragança recepcionou Felipe Gusmão e Cayo Cassiano - foto: Felipe Valim



O trabalho desenvolvido pelo Departamento de Documentação e Arquivo motivou os estudantes universitários do Sergipe e da Paraíba a procurarem a Câmara esta semana para conhecer as atividades desenvolvidas.

Estudante do curso de arquivologia, Felipe Carvalho Marinho Gusmão aproveitou o período de férias na UFPB (Universidade Federal da Paraíba) para a visita, acompanhado do colega Cayo Murillo Casarim Cassiano, estudante de arqueologia na UFS (Universidade Federal de Sergipe). Eles estiveram na Câmara na segunda-feira, 5, e foram recepcionados pelo historiador Fábio Bragança, diretor do Departamento de Documentação e Arquivo. 

Felipe e Cayo são piracicabanos e sabiam do histórico que culminou na criação do departamento, em março do ano passado. A curiosidade de ambos foi aguçada após terem acesso ao artigo Gestão de Marketing em Unidades de Formação: Estudo de Caso do Centro de Documentação e Arquivo da Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP), publicado por Bragança e Rosana Borges Zaccaria e apresentado no Congresso Nacional de Arquivologia, em Fortaleza. O texto está disponível on-line, na RACin (Revista Analisando em Ciência da Informação), da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba).

Além da publicação a que Felipe e Cayo tiveram acesso, existem outras, publicadas este ano por Bragança em coautoria com pesquisadores e relacionadas ao sucesso de implantação do Departamento na Câmara: na Revista do Arquivo, editada pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, e na REMark (Revista Brasileira de Marketing). O diretor também apresentou trabalho no 8º Mestres e Conselheiros: Agentes multiplicadores do Patrimônio, realizado em Belo Horizonte, em julho.

Durante a visita de Felipe e Cayo, Bragança apresentou a estrutura do Departamento de Documentação, que também é responsável pelas exposições permanentes no hall do prédio anexo, pela sistematização do Portal da Transparência, pela gestão, atualização e preservação do arquivo permanente da Casa de Leis e videoteca. “Poucas casas legislativas no país contam com um órgão para esta finalidade e Piracicaba tem servido de exemplo, o que motiva visitas como esta”, declara o historiador.

Felipe descobriu o Departamento de Documentação por meio das redes sociais, como Facebook e Instagram, no Dia Internacional dos Arquivos. “Na ocasião, vi uma publicação incrível sobre a importância do arquivo para a sociedade e a sua gestão e transparência para o público”, contextualiza. “Acompanhei artigos sobre o trabalho que Bragança vem realizando na Câmara e achei digno fazer um visita ao departamento”, completa. 

O estudante de arquivologia se disse entusiasmado ao perceber a união e o esforço da equipe do departamento para alcançar os ideais e o proposito do arquivo. “A equipe tem todo o equipamento e as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da gestão do acervo e a sua difusão da cultura, da história de Piracicaba e da Câmara. Acredito que esse trabalho acrescentará muito ao povo piracicabano, além de levar as ideias para além de Piracicaba”, reforça, manifestando seu interesse em visitar o local outras vezes.

Na opinião de Cayo, a visita foi importante para uma das áreas de atuação da arqueologia, a pesquisa de informações em arquivo público. "A princípio eu imaginava o Centro de Documentação como uma sala empoeirada, cheia de papéis velhos (mesmo assim não perdi a animação de conhecer), mas me surpreendi", declara. "A estrutura é incrível, com aparelhagem de ponta, uma equipe fantástica e multidisciplinar, além de uma enorme simpatia", completa.

Para o estudante, a cidade deve se orgulhar de saber que a história está nas mãos profissionais capacitados. "Fiquei extremamente feliz por saber que existem pessoas e investimentos na preservação da história da nossa cidade. Espero que o Fábio Bragança continue esse trabalho incrível e expanda-o, pois são poucos que conseguem fazer um trabalho tão admirável quanto o dele."



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Câmara

Notícias relacionadas