PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE AGOSTO DE 2017

Trevisan Jr. homenageia Igreja dos Frades pelo Jubileu de Ouro


Moção de Aplausos 89/2017, foi aprovada na 41ª reunião ordinária, na noite desta segunda-feira.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Laércio Trevisan Jr homenageou Igreja dos Frades pelos 50 anos, durante a 41ª reunião ordinária



A Câmara aprovou, na 41ª reunião ordinária, realizada segunda-feira (7), a moção de aplausos 89/2017 do vereador Laércio Trevisan Jr (PR) pelo Jubileu de Ouro (50 anos) da Paróquia da Igreja dos Frades, na pessoa do pároco Frei Alberto Pegoraro.

Em 2 de fevereiro de 1967, a Igreja dos Frades foi transformada na “Paróquia Coração de Jesus”. Em 24 de junho de 2017, foi realizada celebração eucarística em razão do Jubileu de Ouro. A igreja sempre foi ligada ao convento dos capuchinhos e com missas celebradas pelos frades.

A construção da Igreja dos Frades foi iniciada três anos após a chegada dos capuchinhos ao município. A pedra fundamental foi lançada em 1893, sua inauguração, porém, foi em 10 de dezembro de 1895, com a missa celebrada por Dom Joaquim Arcoverde, o então bispo de São Paulo.

O templo, cuja arquitetura funde os estilos toscano, jônico e romano, foi finalmente concluído em 1898. Tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Piracicaba (Condepac), a igreja chama a atenção pela beleza de sua memorabilia, afrescos e obras sacras.

Além do altar central, que exibe a imagem do Sagrado Coração de Jesus, possui seis capelas laterais (três de cada lado), santos esculpidos em madeira vindos da Itália (entalhados pelo artista tirolês Antônio Tavella de Gardena) e fachada pintada pelo Frei Paulo, de Sorocaba.

O nicho do refeitório guarda uma réplica da imagem do Sagrado Coração de Jesus (datada de 1889 e impressa em Roma), que traz os seguintes dizeres: “Esta estampa foi oferecida pelo papa Leão XIII ao frei Félix de Lavalle, quando vinha ao Brasil”, em menção a um dos primeiros frades italianos que desembarcaram em Piracicaba.

Diariamente são celebradas missas na Igreja dos Frades: às 19h, na segunda-feira; às 6h30 e 19h, de terça à sexta-feira; às 6h30 e 19h30, no sábado; e às 6h30, 8h30, 11h, 18h e 20h, aos domingos. As missas são conduzidas pelo pároco e pelos freis Frederico, Moacir, Denílson, José Maria, Sermo, Maurício e Takaki.



Texto:  Lucas Lima
Supervisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas