PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE SETEMBRO DE 2019

Trevisan Jr. homenageia autores de livro editado pela Fealq


Vereador entregou a moção de aplausos 112/2019 na quinta-feira (12), antes do início da 50ª reunião ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) homenageou, na noite de quinta-feira (12), os professores e escritores Afrânio Antônio Delgado, Marco Antônio Azeredo Cesar e Fábio Cesar da Silva, pelo lançamento do livro “Elementos de Tecnologia e Engenharia da Produção do Açúcar, Etanol e Energia”, no dia 10 de junho deste ano, em edição custeada pela Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz), instituição que também foi destaca na propositura. O parlamentar é autor da moção de aplausos 112/2019.

“Tenho uma grande satisfação em marcar o lançamento deste livro com esta homenagem aos professores e à Fealq. É um grande livro, com dizeres muito importantes dentro do setor de tecnologia e produção agrícola”, disse o vereador. 

No livro, os autores fazem referências às operações agrícolas e industriais da fabricação do açúcar e também do etanol a partir da cana, assim como do etanol a partir das matérias-primas amiláceas e celulósicas, envolvendo o uso do milho e do bagaço da citada gramínea e suas folhas (palhada remanescente). 

Também são detalhadas as operações iniciais da fabricação do açúcar, envolvendo a matéria-prima, colheita, transporte, pesagem, recepção e preparo para extração, tratamento do caldo, abrangendo a remoção das impurezas, sulfitação, caleagem, aquecimento, decantação e filtração do lodo.

Assim como são tratadas as operações finais envolvendo produção de vácuo, sua cristalização complementar, centrifugação das massas cozidas, secagem e estocagem do açúcar estão descritas. A produção do etanol etílico industrial e doméstico, assim como o preparo do levedo alcoólico, salas e dornas, as operações de fermentação, destilação do vinho e a retificação do álcool e sua desidratação. Assim como, um capítulo foi especialmente dedicado à geração de vapor, de energia, água e efluentes e um descritivo sobre balanço de massas e de águas.

A moção descreve o currículo dos professores. Afrânio Delgado é aposentado do Departamento de Tecnologia Rural (LTR) da Esalq, da Universidade de São Paulo, em 1997. Marco Antônio Azeredo Cesar é contratado como professor da Esalq/USP desde 1966, onde obteve o título de Doutor em Agronomia em 1970. Aposentou-se no Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição. Fábio Cesar da Silva é formado em Engenharia Agronômica, mestre e doutor e pós-doutor pela Esalq/USP e este último título também pela Universidade Politécnica de Madrid (Espanha). 

O presidente da Fealq, Bruno Antonio Schauff, também participou da homenagem e falou em nome da instituição, patrocinadora da obra. “É um livro muito importante, tanto para os estreantes na área quanto para o mercado. A Fealq fica grata em poder apoiar a publicação”, disse Schauff.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Homenagem

Notícias relacionadas