PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

30 DE NOVEMBRO DE 2017

Trevisan Jr. entrega moção de aplausos a Neusa Cavallari


Piracicaba é compositora da letra e da música do Hino da Cidade de Gaspar, do Estado de Santa Catarina



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Trevisan Jr. homenageia piracicabana que é autora do Hino de Gaspar-SC

Trevisan Jr. homenageia piracicabana que é autora do Hino de Gaspar-SC
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Trevisan Jr. homenageia piracicabana que é autora do Hino de Gaspar-SC

Trevisan Jr. homenageia piracicabana que é autora do Hino de Gaspar-SC
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Trevisan Jr. homenageia piracicabana que é autora do Hino de Gaspar-SC



O vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) homenageou, na tarde desta quinta-feira (30), a piracicabana Neusa Cavallari, com a moção de aplausos 151/2017, entregue ao lado do monsenhor Jorge Simão Miguel. No texto da propositura, o parlamentar relata a história de Neusa, nascida em 21 de fevereiro de 1944, filha de Mario e Josefina Cavallari. 

A moção de aplausos reconhece Neusa Cavallari por ser a compositora da letra e música do Hino da Cidade de Gaspar, no Estado de Santa Catarina. No texto, o parlamentar destaca que, desde os 10 anos, a homenageada já demonstrava afinidade com o violão e canto. Aos 22 anos, conheceu Marlita Terezinha Vailatti, moradora de Gaspar-SC, mas que se mudou a Piracicaba para estudar música, quando conheceu Neusa. 

A amizade se fortaleceu, ao ponto de Neusa passar um mês em Gaspar, junto de Marlita e uma prima, Maria de Fátima. “Fiz muitas amizades e nas famílias onde éramos apresentadas sempre tocava violão”, conta. Ela relata que, ao retornar, o “seu coração pertencia à cidade de Gaspar”. 

Com esta inspiração, Neusa sentou na sala de casa e, pensando nos momentos que passou em Gaspar e no povo tão receptivo, começou a escrever o “que havia em meu coração”, relata. Nasceu, então, a música “Saudando Gaspar”, que passou a ser tocada em eventos oficiais do município por conta do interesse do prefeito Paulo Wehmufh. 

“Saudando Gaspar” deixou de ser conhecida como uma música e passou a ser apresentada como “Hino de Gaspar”. Em 1973, tornou-se o Hino Oficial da “Cidade Coração do Vale” por meio da lei municipal 445, de 6 de abril daquele ano, sancionada pelo prefeito Osvaldo Schneider. 

A obra rendeu a Neusa Cavallari o respeito dos cidadãos de Gaspar e, em 28 de setembro deste ano, foi homenageada com o Título de Cidadã Gasparense, solenidade que teve a presença da Banda Municipal. 

“Compete ao Legislativo de Piracicaba registrar e realçar perante à sociedade a ação relevante dos organismos sociais, esportivos e pessoas físicas e jurídicas que se destacaram na cidade e no Brasil”, destaca Laércio Trevisan Jr., na moção entregue à Neusa Cavallari.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Homenagem Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas