PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE SETEMBRO DE 2019

Trevisan Jr. comenta visita à ETE do Piracicamirim


Ele esteve no local na última sexta-feira para conhecer hidrômetro ultrassônico



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Ele comentou sobre requerimento da comissão de estudos que aguarda resposta do Semae






Nesta segunda-feira (16), ao ocupar a tribuna da Câmara na 51ª reunião ordinária, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) comentou sobre o trabalho realizado como presidente da Comissão de Estudos sobre o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto). Ele esteve na ETE (estação de tratamento de esgoto) no bairro Piracicamirim, na última sexta-feira (13), para entender o funcionamento do hidrômetro ultrassônico.

Segundo Trevisan, o equipamento com uso da tecnologia marcava 175 metros cúbicos por segundo tratados. No entanto, o hidrômetro final trazia como marcação 308 metros cúbicos. "Tentar entender tecnicamente é meio impossível", disse.

O vereador exibiu o mapa de faturamento de acordo com a faixa de consumo de água. As cobranças são feitas até 10 metros cúbicos, de 11 a 15, de 16 a 20, de 21 a 25, de 26 a 30, de 31 a 40, de 41 a 50, de 51 a 80 e acima de 80 metros cúbidos. "O segredo está na conta de água de todo mundo. De 1 a 10 metros cúbicos, 46% da população paga. Ou seja: onde é gasto 3 metros cúbicos, se paga 10. Não usou, não tratou e se paga", disse.

Trevisan comentou requerimento de sua autoria, ainda sem resposta do Semae, sobre o valor total da dívida da autarquia com a empresa Mirante, responsável pelo tratamento de esgoto e que firmou uma PPP (parceria público-privada). "Começou com R$ 1.2 bilhão. Quanto é hoje? Quanto se pagou em sete anos? Quanto é o total da dívida? Aí a gente começa a entender", questionou, ao reclamar da ausência da tarifa social na cidade. Segundo ele, são pelo menos 1.500 famílias inscritas, porém apenas 40 possuem a isenção.

Após o término do tempo regimental na tribuna, que é de cinco minutos, o vereador solicitou a exibição de um vídeo, em que o funcionário do Semae, José Carlos de Souza Magazine, esteve no ribeirão Piracicamirim para mostrar despejo de esgoto a céu aberto.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas