PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE ABRIL DE 2019

Trevisan homenageará Lar dos Velhinhos por preservação de patrimônio


Moção de aplausos 60/2019 foi aprovada nesta quinta-feira (11), durante a 19ª reunião ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Por meio da moção de aplausos 60/2019, aprovada na reunião ordinária desta quinta-feira (11), o vereador Trevisan Jr. (PR) homenageará a diretoria e o conselho fiscal do Lar dos Velhinhos de Piracicaba pela iniciativa em recuperar e preservar o patrimônio histórico e cultural do Conjunto de Imóveis da antiga sede da Casa da Fazenda da Usina Monte Alegre, denominado de Clube Beneficente e Recreativo Lar dos Velhinhos de Piracicaba.

Com 113 anos de fundação e uma área de 15 hectares, o Lar dos Velhinhos é uma instituição de assistência social, sem fins lucrativos, que se dedica ao abrigo e ao cuidado de pessoas com mais de 60 anos. Em 1971 conquistou o título de primeira cidade geriátrica do Brasil, em função do conceito pioneiro de assistência ao idoso, atendendo aproximadamente 460 homens e mulheres de Piracicaba e cidades vizinhas.

A instituição oferece moradia, alimentação, atendimento médico, assistência social e religiosa. Conta com cerca de 600 leitos, 230 colaboradores e uma centena de voluntários. A instituição se mantém com a ajuda do poder público e com parte da aposentadoria dos idosos residentes, além de doações e arrecadações em eventos beneficentes.

Conduzido desde 1917 pelas Irmãs Franciscanas da Congregação do Coração de Maria, a equipe de administração do Lar é composta por uma diretoria eleita periodicamente, além de funcionários contratados e voluntários prestadores de serviço, que cuidam dos aspectos técnicos e financeiros da rotina institucional.

De acordo com o texto da propositura, no último domingo (7), a diretoria do Lar dos Velhinhos realizou a apresentação do Conjunto de Imóveis da antiga Casa da Fazenda da Usina Monte Alegre, que foi doada ao Lar dos Velhinhos, em abril de 2007. O espaço foi reinaugurado com o nome de Clube Beneficente e Recreativo Lar dos Velhinhos de Piracicaba.

“O conjunto possui uma área de 45 mil metros quadrados de área verde com três casas, sendo que a principal tem 1,5 mil metros quadrados e, as outras duas, 600 e 300 metros quadrados, respectivamente”, explicou o presidente do Lar dos Velhinhos de Piracicaba e também engenheiro responsável pela obra de restauração do espaço, Jairo Ribeiro de Mattos.

“A brilhante iniciativa do Jairo Ribeiro de Mattos, assim como de todos os membros da diretoria e do conselho do Lar dos Velhinhos, em promover a restauração e preservação deste importante patrimônio público, possibilitará a realização de eventos gastronômicos e culturais na cidade e toda renda arrecadada servirá para investimentos na instituição”, destacou o vereador, que acompanhou de perto as obras de restauração.



Texto:  Raquel Soares


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas