PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE JULHO DE 2019

Trevisan constata problemas no Zoológico Municipal


Após encontrar irregularidades, parlamentar solicitou melhorias urgentes



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Na última sexta-feira (28), o vereador Laercio Trevisan Jr. (PL) inspecionou as dependências do Zoológico Municipal Professor Edmar José Kiehl, no bairro Jardim Primavera. No local, o parlamentar constatou a necessidade de cobertura dos locais para os felinos, especialmente onde ficam as onças.

Ele também tomou ciência de um buraco grande, cercado inadequadamente, e que está sem destinação há aproximadamente um ano.

Sobre as instalações dos animais, Trevisan constatou que o urso está em local provisório e com sistema de segurança precário. Segundo o vereador, o local correto a ser destinado ao animal ainda não possui grade de proteção adequada para segurança.

Os dois tigres novos, de cerca de 100 quilos e que vieram de Itatiba, também estão em local provisório impróprio e improvisado, disse o vereador, ao constatar que a cerca de proteção está inapropriada e traz riscos aos tratadores e funcionários.

O viveiro principal de passarinhos, localizado na entrada, está praticamente vazio e sem a devida manutenção, especialmente na tela de cobertura.

Além disso, ele verificou a falta de pintura em muretas, barras e grades de proteção em quase todo o zoológico.

Parte das telas de proteção em jaulas grandes está amarrada, com arames e outros materiais, o que, para o vereador, pode trazer insegurança aos visitantes em caso de fuga de animal perigoso. "É preciso lembrar da falta, no local, de material adequado, em caso de fuga para contenção dos animais", reforçou ele.

“O zoológico tem a finalidade ambiental de conservação das espécies e o estudo cientifico dos animais”, lembra Trevisan, que também verificou falta de mobiliários para os animais, cordas, substratos, entre outros, que servem para adaptação dos animais e seu bem-estar.

Outra preocupação do vereador é sobre a morte de animais. Ele foi informado que animais como o veado do pantanal, arara azul, urubu rei, entre outros, morreram em razão do manejo.

Trevisan encaminhará pedido de providências urgentes ao titular da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), para sanar as irregularidades e a falta de segurança.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Meio Ambiente Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas