PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE DEZEMBRO DE 2014

Três cursos da EEP já podem ser financiados em até 100% pelo Fies


Faculdade aderiu ao programa federal após intermediação do vereador Carlinhos



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Conquista que beneficiará estudantes é resultado de diálogo iniciado em 2009 pelo vereador



A Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) anunciou que alunos da EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba) matriculados em engenharia mecânica, mecatrônica ou ambiental já podem solicitar o financiamento de 100% de suas mensalidades pelo Fies, fundo federal de financiamento de cursos superiores. Outras duas graduações (engenharia de produção e tecnologia mecânica) ainda aguardam autorização do Ministério da Educação.

A conquista que beneficiará centenas de estudantes é resultado do diálogo que vinha sendo estabelecido desde 2009 pelo vereador Carlos Alberto Cavalcante (PPS) com a diretoria da instituição e o governo federal. Naquele ano, o parlamentar, então no início de seu primeiro mandato na Câmara, teve aprovada moção de apelo em que pedia à EEP que procurasse os meios que lhe possibilitassem obter os benefícios oferecidos pelo governo federal.

Em reunião com o diretor-executivo da Fumep, Antonio Carlos Copatto, em maio de 2010 e, depois, em requerimento aprovado pela Câmara em 2012, Carlinhos voltou a cobrar da EEP gestos nessa direção. Mais recentemente, em fevereiro de 2013, o vereador participou de uma reunião, com as presenças de Copatto e de três gerentes da Caixa Econômica Federal, em que se discutiu o trâmite para viabilizar o financiamento dos cursos da EEP pelo banco estatal.

Na época, Carlinhos já destacava a importância do Fies para os estudantes. “Isso vem ao encontro dos anseios de muitos alunos que hoje encontram dificuldades para pagar as mensalidades, provocando evasões, sendo que mais linhas de financiamento possibilitarão a eles terminar os estudos e enfrentar o competitivo mercado de trabalho”, afirmou.

A possibilidade de os alunos da EEP que estudam engenharia mecânica, mecatrônica ou ambiental financiarem até 100% de seus cursos começou a valer no último dia 21. Para obter mais informações sobre como aderir ao programa, o estudante deve entrar em contato com a Fumep ou acessar o site do Fies: sisfiesportal.mec.gov.br.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Educação Carlos Cavalcante

Notícias relacionadas