PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE JULHO DE 2014

Título de Piracicabanus Praeclarus será entregue a Antonio Neder


Projeto de decreto legislativo é de autoria de João Manoel dos Santos



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Propositura foi aprovada em reunião ordinária nesta quinta-feira



O projeto de decreto legislativo 28/2014, aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira (3), de autoria do vereador João Manoel dos Santos (PTB), concede Título de Piracicabanus Praeclarus ao mestre e doutor em farmacologia Antonio Carlos Neder, ex- diretor da FOP-Unicamp (Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas).

Neder é cirurgião dentista, farmacologista, professor universitário e pesquisador, com graduação pela Unicamp. Atualmente é diretor científico da Anpso (Associação Nacional de Prevenção e Saúde Oral de Portugal) e diretor cientifico do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo. É membro da Academia Mundial de Ciências e Tecnologia, com sede em Valência, na Espanha.

Ele criou a fórmula da goma de mascar anticárie, através dos chicletes denominado “Den-Den”, que foi industrializado no Brasil. Devido as pressões das multinacionais instaladas no Brasil, a fórmula foi cedida para China, onde é fabricada até hoje. 

Segundo João Manoel, o homenageado foi o pioneiro na criação da primeira Faculdade de Odontologia da Europa, em Viseu, Portugal, que leva seu nome, e criador da Faculdade de Medicina de Araguaína, no Tocantins.

Foi criador da farmacologia na odontologia brasileira e como pesquisador criou a fórmula da Citanest, anestésico da Astra Química Sueca. Também foi o autor de pesquisa da Novalgina (dipirona).

Em 1986 foi eleito reitor pela comunidade universitária da Unicamp e por 12 anos ficou como direto executivo da Funcamp (Fundação para o Desenvolvimento da Unicamp). Foi coordenador de saúde bucal do Governo do Estado de São Paulo, nos governos Quércia e Fleury.

Com o grande reconhecimento no meio cientifico e na saúde oral, Neder possui 1.300 cursos e conferências ministradas no Brasil e no exterior e 15 comendas honorificas. É autor de 16 obras científicas. “É um dos ícones da saúde oral, pessoa ativa, com grande reconhecimento no meio cientifico”, completa o vereador.



Texto:  Mariana Blanco
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo João Manoel

Notícias relacionadas