PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE MAIO DE 2016

Solenidade para entrega de homenagens revela tecido social, diz Paiva


Vereador realizou, na noite desta quarta-feira (25), evento para entregar oito moções de aplausos



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (6 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (7 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (8 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (9 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O mandato do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) unificou a entrega de oito moções de aplausos em solenidade na noite desta quarta-feira (25), realizada no salão nobre Helly de Campos Melges. “Este evento homenageia entidades que mostram o tecido que compõem a sociedade”, disse o parlamentar, ao ressaltar as diferenças entre a origem e a natureza das iniciativas que foram reconhecidas.

Outro aspecto salientado pelo vereador é a intenção de economizar os recursos públicos e não atrapalhar as reuniões ordinárias, quando, normalmente, as homenagens são entregues. “Toda vez que a gente faz uma entrega (de moção de aplausos), a gente interrompe cerca de 20 minutos dos trabalhos”, disse o vereador. Ele salienta, ainda, a intenção de transformar a solenidade em atividade recorrente do mandato. “Não sei a freqüência, mas pretendemos torná-la”, disse.

HOMENAGEADOS – A primeira homenagem foi ao professor Ophir Figueiredo Júnior, diretor da Escola Senai Mario Henrique Simonsen, pelos serviços prestados, entre outros, na Comissão Municipal de Emprego (Com-Emprego), “ele foi um dos melhores presidentes que já passou por este importante organismo”, lembra o vereador.

“Fico muito feliz em receber esta homenagem, ainda mais nesta data (25 de maio), quando é comemorado Dia Nacional da Indústria”, disse o homenageado. 

Em seguida, foi entregue a moção de aplausos ao ex-presidente do Calq (Centro Acadêmico Luiz de Queiroz), Ian Paiva, pelas realizações da diretoria, que, entre outras conquistas, quitou dívidas com a Prefeitura de Piracicaba, “concedendo credibilidade ao trabalho, o que é fundamental”, observou o vereador. 

Ian Paiva – que, apesar do sobrenome, não tem parentesco com o vereador – salientou a importância do vereador como “porta de comunicação” entre o centro acadêmico e a Câmara de Vereadores de Piracicaba. “Sempre que precisamos, ele esteve disposto a nos ajudar, no que somos muito gratos”, destacou. 

A terceira moção de aplausos entregue na noite foi aos jornalistas León Botão e Lucas Jacinto, premiados na Intercom/Expocom, eventos nacionais da área de comunicação, pela produção de um programa de rádio sobre a produtiva cena do RAP em Piracicaba. “Fui eleito para presidir o Clube Atlético Piracicabano (CAP) e uma das coisas que disse é que precisamos deixar entrar as expressões dos moradores da região onde está a agremiação, em bairros como Jardim Gilda e Bosques, e o RAP está neste contexto”, afirmou o vereador.

Lucas Jacinto destacou que a importância da homenagem está expressa no assunto sobre o qual eles produziram o programa. “O RAP é uma forma de expressão que contribui muito para a conscientização do indivíduo, que não se vê representado naquilo que é oferecido, mas quando tem o microfone em mãos vê que ele próprio pode ser o representante de si mesmo”, disse o jornalista.

Na sequência das moções, outro jornalista foi homenageado. Desta vez, Carlos Murilo Bragioli, pela produção de trabalho a respeito dos 80 anos da Constituição de 1934, “a primeira produzida no País com bases sociais e que, inclusive, inspirou a Constituição de 1988”, explicou Biagioli. O trabalho venceu concurso de monografia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção São Paulo. 

“É muito importante quando você vê um jornalista indo buscar estas referências e traz à tona uma contextualização tão significativa sobre a história do Brasil”, observou o vereador Paiva.

O técnico do Esporte Clube Novo Horizonte, Rodrigo Cordeiro da Silva, foi homenageado pela conquista do bi-campeonato do Campeonato Amador de Futebol de Piracicaba 2014. “É uma grande honra ser reconhecido por esta Casa, ainda mais porque os jogadores e treinadores são pessoas que se dedicam de forma voluntária a ajudar o time e, por conseqüência, o bairro”, disse Rodrigo.

Ao comentar a homenagem, o vereador Paiva ressaltou a união entre todos os envolvidos no clube. “Parece um time de futebol, mas é uma grande família”, enfatizou o parlamentar.

A equipe da Associação dos Amigos e Paradesportistas de Piracicaba (AAPP) foi reconhecida pelas conquistas no Circuito Caixa de Atletismo Paralímpico, realizado em São Paulo. Letícia Faria Françoso, presidente da AAPP, conquistou a medalha de prata no lançamento do disco e o bronze no arremesso de peso; Miguel Soares venceu os 100 metros para cadeirantes e ficou em segundo nos 200 metros; e Francisco Kess, o Kiko, que nasceu sem os membros as pernas e com deficiência no braço esquerdo, conquistou duas medalhas de ouro, uma nos 200 metros e outras nos 400 m.

“Eu sempre uso a frase que o esporte nos tirou do conforto da mesmice e nos colocou no confronto das mudanças”, disse Letícia, ao enaltecer a atuação de todos os atletas da AAPP nas competições.

Para o vereador Paiva, só há uma palavra que define a atuação dos atletas da AAPP. “Superação! É isso, nada mais do que isso”, disse ele, ao lembrar do filho, Rodrigo Paiva, também deficiente, e que era jogador de basquete. 

A sétima moção de aplausos foi entregue à Associação Corrente Solidária, responsável por ações de assistência em diversas regiões da cidade, e que comemora 10 anos de atuação. “Vendo a qualidade de todos os outros homenageados, vejo o quanto é importante estarmos juntos deles neste evento”, disse Acácio Godoy. 

“Pouca gente conhece a atuação da Corrente Solidária, porque eles não tem anúncio na mídia e não fazem muita publicidade, mas é um grupo que tem desenvolvido diversas ações, especialmente a quem mais precisa de proteção social na sociedade”, enfatiza Paiva.

 Por fim, foi entregue ao Esporte Clube Vera Cruz, pela conquista da Copa dos Campeões, organizada pela Liga Piracicabana de Futebol. Um dos times amadores mais tradicionais da cidade, foi responsável pela revelação de alguns dos principais jogadores que já saíram de Piracicaba, alguns que chegaram a jogar em times da elite do futebol nacional e internacional.

“Em todas estas ações é possível observar que estão acontecendo, de maneira não institucionalizada, muitas coisas dentro da cidade e, muitas vezes, é um erro da política em querer institucionalizar. Estas ações, cada um a própria maneira, qualifica o debate político, assim como contribui para o poder público”, finalizou o vereador Paiva.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Homenagem José Paiva

Notícias relacionadas