PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

29 DE OUTUBRO DE 2013

Solenidade marca encerramento da exposição "O Efeito Beija Flor"


Evento atua no despertar da consciência sobre a importância de ajudar o próximo.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (6 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (7 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (8 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (9 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (10 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (11 de 11) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Vereadores de Piracicaba em parceria com a Barce Foundation, MBM Escritório de Idéias e Secretaria Municipal de Ação Cultural realizou na noite desta terça-feira, 29, às 20 horas, no prédio anexo da Câmara, Rua São José esquina com a Rua do Rosário, a solenidade que marcou o encerramento da exposição "O Efeito Beija Flor", que tem como objetivo conscientizar a população mundial sobre a necessidade de apoio aos mais necessitados.

Em Piracicaba a exposição procurou unir a arte e solidariedade em prol da Casa do Bom Menino, na arrecadação de pelo menos R$ 40 mil para a entidade que completa 50 anos de existência em 2013.

A solenidade transcorreu-se nas mesmas instalações ocupadas pela exposição e, contou com 35 gravuras doadas pelos artistas plásticos Marcelo Gimenes (piracicabano radicado na Holanda) e Jaap Snijder, criadores da Fundação Barce.

Na oportunidade também aconteceu o sorteio das obras da mostra, em gravuras únicas, numeradas e emolduradas (43 cm x 33 cm), sendo que 30 delas foram distribuídas entre os ganhadores das rifas que foram vendidas por voluntários desde julho, a R$ 10 o número.

Além do sorteio dos quadros, aconteceu a formatura de 20 jovens da Casa do Bom Menino que participam do projeto "Menino Gourmet", no qual aprenderam com uma nutricionista a preparar pães e biscoitos finos, sendo que o coquetel servido na solenidade foi uma amostra da produção dos alunos do curso.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Secamile abriu o ciclo de saudações na solenidade ao parabenizar os artistas idealizadores da campanha pela iniciativa que se reverte em importante fator de ajuda social.

O artista piracicabano, Marcelo Gimenes, presidente da Barce Fontation agradeceu o apoio da Câmara, especialmente do presidente João Manoel dos Santos (PTB) no apoio à campanha. Além de considerar a disposição que a cidade tem em apoiar iniciativas que evocam o princípio de cidadania ao acolher o próximo. Também discorreu sobre o histórico da criação da campanha e do apoio de parceiros.

A representante do prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato (PSDB), a secretária municipal de Ação Cultural, Rosângela Camolese dividiu em três partes as suas considerações ao destacar o papel da Câmara em acolher eventos e, campanhas, com reflexo social, além de comentar sobre a importância de parcerias e, da alegria de acolher os artistas locais e internacionais que respondem por esta campanha que visa ajudar os mais necessitados.

Camolese também enfatizou o trabalho desenvolvido pela Casa do Bom Menino, em projetos que visam o compromisso social. E, finalizou suas observações reiterando apoio aos artistas holandeses para retornarem no ano que vem para promover oficinais junto às crianças e jovens da Casa do Bom Menino.

O vice-presidente da Câmara, o vereador Carlinhos Cavalcante (PPS) falou em nome dos demais parlamentares e, reiterou o papel do legislativo local em apoiar iniciativas que contribuam para a formação do cidadão, em projetos que fazem a diferença visto o alcance social de suas ações, a exemplo do trabalho desenvolvido pela Casa do Bom Menino.

O diretor da Casa do Bom Menino, Guilherme Mônaco de Mello encerrou os discursos da noite agradecendo a presença das mais de 100 pessoas que compareceram na solenidade, além de destacar o papel da Câmara na acolhida da campanha. E, discorreu um pouco sobre a atuação da entidade, com os seus 102 funcionários para atender um universo de 126 crianças e adolescentes nas cinco unidades dos programas e ações sociais.

O músico Luís Fernando Fischer Dutra se apresentou no início e final da solenidade, que esteve sobre o comando do mestre de cerimônias da Câmara, Marcelo de Oliveira. A sequencia da solenidade também comportou a exibição de vídeo sobre a Instituição Casa do Dom Menino, que também contou com depoimentos de ex-internos que registraram a satifação de galgarem sucesso na vida graças ao aprendizado de vida que tiveram ao frequentar a Instituição. Também foi apresentado imagens sobre o projeto Menino Gourmet.

O vereador Pedro Kawai (PSDB) também compôs a formação da Mesa de Honra na direção da solenidade, bem como contemplou os laureados da noite, que receberam certificado de agradecimento em reconhecimento à iniciativa da exposição "O efeito Beija Flor". A entrega da honraria foi de iniciativa do presidente da Câmara, João Manoel dos Santos. 

O assessor para assuntos cívicos, responsável pelo acervo histórico da Câmara, Fábio Bragança também integrou a Mesa de Honra da solenidade. Além do Publicitário Bruno Chamochumbi, diretor da MBM Escritório de Ideias e apoiador da exposição e, do artista holandês Jaap Smijder, Diretor da Associação Barce Fundation.

Dentre os homenageados da noite ganhou destaque especial a aluna Manuele de Lima Francisco. Acompanhada dos demais formandos: Ana Karolique Marques - Catarina Mendes Mello - Isabele de Lima - Julio Cesar de Souza Ferreira - Laura Michele da Silva - Letícia Galvão Panciera - Luana Cristina de Souza Ferreira - Manuele de Lima Francisco - Maycon Tomas Sancearusso - Nilson de - Assís Apolinário - Regina Aparecida Marques Vieira e Vitória Yasmim Marques.

MOSTRA 

O nome da mostra baseia-se na lenda tupi-guarani que diz que um beija-flor, ao ver em chamas a floresta que habitava, insistia em carregar água em seu minúsculo bico na intenção de apagar o fogo, mesmo com os outros bichos dizendo a ele que nada adiantaria o seu esforço, no que o beija-flor, então, se explicou: "É verdade, mas eu tenho que tentar; é a única coisa que eu posso fazer. Se todos fizessem a sua parte, por menor que possa parecer, o mundo seria um lugar melhor".



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Exposição Carlos Cavalcante João Manoel Pedro Kawai

Notícias relacionadas