PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE OUTUBRO DE 2017

Sindicato dos Metalúrgicos receberá homenagem por 70 anos de fundação


Moção de aplausos 145/2017, de Lair Braga, foi aprovada na 62ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Lair Braga é autor da moção de aplausos que homenageia o Sindicato dos Metalúrgicos



O Sindicato dos Metalurgicos de Piracicaba receberá a moção de aplausos 145/2017, em comemoração aos seus 70 anos de fundação. A homenagem, proposta pelo vereador Lair Braga (SD) e aprovada durante a 62ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (26), será entregue ao presidente José Florêncio da Silva.

O sindicato foi criado oficialmente em 13 de novembro de 1947, embora as primeiras conversas tivessem começado em 28 de janeiro de 1945, quando um grupo de 33 metalúrgicos se reuniu para organizar a categoria, discutir o regime trabalhista da época e lutar por melhores condições de vida, salário e cláusulas sociais.

Anualmente, a categoria realiza campanha salarial com assembleia nas portas das fábricas, com os trabalhadores, para negociar com os grupos patronais todas as cláusulas sociais e econômicas da convenção coletiva da categoria. As reivindicações incluem aumento real, participação nos lucros, valorização dos empregos, manutenção do vale-compra, cesta especial de Natal e seguro.

A entidade promove, ainda, trabalhos sociais que permitem a sócios e dependentes ter acesso a serviços para toda a família, como assessoria jurídica, auxílio previdenciário, auxílio-doença, pensão por morte e salário maternidade. A sede também conta com um consultório odontológico que garante a sócios e dependentes acesso a tratamentos gratuitos.

Composto por 30 diretores, o sindicato tem aproximadamente 15 mil metalúrgicos em sua base, também formada pelas cidades de Rio das Pedras, Saltinho, São Pedro, Charqueada, Águas de São Pedro, Torrinha, Anhembi e Santa Maria da Serra.



Texto:  Lucas Lima
Supervisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo Lair Braga

Notícias relacionadas