PIRACICABA, DOMINGO, 9 DE DEZEMBRO DE 2018 Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE DEZEMBRO DE 2018

Série entrevista técnico da equipe local do Basquete sobre Rodas


Com mediação do vereador André Bandeira, entrevista abordou a importância do esporte para desenvolvimento e inclusão da pessoa com deficiência



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Entrevista faz parte da comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Entrevista faz parte da comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Iniciativa do vereador André Bandeira traz série de entrevistas

Iniciativa do vereador André Bandeira traz série de entrevistas
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Técnico de basquete sobre rodas na AAPP, Daniel Mizuhira falou sobre o time nesta terça-feira (4)

Técnico de basquete sobre rodas na AAPP, Daniel Mizuhira falou sobre o time nesta terça-feira (4)
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Entrevista foi transmitida ao vivo pela TV Câmara nesta terça-feira (5)

Entrevista foi transmitida ao vivo pela TV Câmara nesta terça-feira (5)
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Entrevista foi transmitida ao vivo pela TV Câmara nesta terça-feira (5)



Daniel Mizuhira, técnico do Basquete em Cadeira de Rodas da AAPP (Associação dos Amigos e Paradesportistas de Piracicaba), foi o segundo convidado para a série de entrevistas realizada pelo Fórum Permanente da Pessoa com Deficiência. Mediado pelo vereador André Bandeira (PSDB), o bate-papo aconteceu na tarde desta terça-feira (4), no Salão Nobre Helly de Campos Melges da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Com transmissão ao vivo pela TV Câmara, Mizuhira falou sobre os treinos, realizados às terças e quintas-feiras das 19h às 21h. “Só assistindo um jogo para ver a dinâmica da atividade. É um emaranhado de situações que envolve a pessoa”, conta.

“O que diferencia é ver que as pernas dos atletas são as rodas”, complementa. O técnico explicou que a classificação funcional difere do basquete tradicional, como uma forma de garantir a igualdade de disputa. “A pontuação vai de 1 a 4,5 e é dada conforme a deficiência do atleta. Como técnico, seleciono cinco atletas que juntos devem somar 14 pontos.”

Mizuhira também destacou a conquista do terceiro lugar no Campeonato Paulista de Basquete sobre Rodas, na série Bronze, depois de dois anos sem competir. Além disso, ele divulgou as apresentações da equipe para divulgar o esporte e falou sobre a aprovação de dois projetos que agora estão em fase de captação de recursos financeiros.

“O mais difícil nesse ramo é conseguir a aprovação e eles conseguiram para dois projetos. Agora é preciso ressaltar a importância de valorizar o esporte na cidade e batalhar pela captação de recursos”, argumenta o vereador André Bandeira.

O técnico, que iniciou na AAPP como estagiário e hoje treina 18 atletas, compartilhou a paixão pelo esporte e disse que o objetivo é formar pessoas. “Independente de ganhar um jogo ou não, eu quero formar cidadãos”.

O vereador André Bandeira destaca a função do esporte como busca do bem-estar e social. “É importante a pessoa estar de bem consigo mesma. O benefício que o esporte traz é essencial. É uma das melhores formas de inclusão”, conclui o parlamentar.

PROGRAMAÇÃO – A série de entrevistas segue até quinta-feira (6) e pode ser acompanhada pelos canais 60.4 da TV digital, 8 da NET e 9 da Vivo Fibra e pelos perfis da Câmara no Facebook e YouTube.

Quarta-feira (5) – 10h: Regiane Momesso, mãe de uma criança com deficiência, e Neto Guidotti, psicólogo e amputado.

Quinta-feira (6) – 8h: Andrea Almeida, coordenadora da Avistar (Associação de Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba).



Texto:  Débora Bontorim Saia
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Tópicos: Fórum Pessoa com DeficiênciaAndré Bandeira

Notícias relacionadas