PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE FEVEREIRO DE 2018

Semana da Mulher vai revelar diversidade e grandeza de ações locais


Programação que vem sendo construída mescla painéis, atividades culturais, debates, exposição de projetos e ações sociais



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Sidney Jr (1 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Sidney Jr (2 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Sidney Jr (3 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Sidney Jr (4 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Sidney Jr (5 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Sidney Jr (6 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Sidney Jr Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Vereadores de Piracicaba, por iniciativa dos mandatos das vereadoras Nancy Thame (PSDB) e Adriana Sgrigneiro Nunes, a coronel Adriana (PPS), realiza de 6 a 20 de março uma ampla programação alusiva a Semana e ao Dia Internacional da Mulher. As atividades vêm sendo definidas coletivamente, abrangendo programações externas, absorvendo sugestões de representantes de coletivos, instituições e entidades ligadas ao atendimento, defesa, promoção e empoderamento da mulher.

Sem uma temática definida, a programação que vem sendo construída revela uma diversidade de temas e traduz a grandiosidade de diversos projetos existentes na cidade. “Nosso desafio é integrar estes projetos, fazer com que se conheçam, trocando experiências e até mesmo atividades no decorrer do ano”, explica a autora da Semana, vereadora Nancy Thame. A preocupação é a mesma da vereadora Adriana, que propôs que estes projetos sejam levados às comunidades, através dos Centros Comunitários, proporcionando lazer e atividades para as mulheres, principalmente as idosas.

Nas segunda e quinta-feira, dias 5 e 8 de março, representantes do Conselho da Mulher e movimentos da cidade ocupam a Tribuna Popular. Na terça-feira, dia 6, no período da tarde, acontece pelo Fórum de Empreendedorismo Feminino, de autoria da vereadora Nancy e que este ano integra a Semana da Mulher, Encontro de Educação Financeira com o administrador de empresas e especialista financeiro, Ricardo Souza. Ele aborda o tema Tirando do papel: Transformando ideias em negócios. O evento acontece no Centro Social do Jardim Tatuapé II. Ainda integrando a programação, dois encontros do Fórum do Empreendedorismo Feminino acontecem nos dias 13 de 20 de março, às 14 e 18h30, respectivamente no Centro de Ressocialização e no Seame.

Ainda na terça, 6, a partir das 19 horas, a Semana recebe toda a programação do evento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Piracicaba. “Agregar este evento à Semana é bastante significativo, une dos públicos e integra os movimentos e a sociedade”, destaca Nancy. Na programação está uma mesa-redonda com dois painéis. O primeiro trata sobre o tema Desmistificando o empoderamento feminino e sororidade, tendo como expositores a conselheira da OAB Campinas, Raquel Tamassia e o economista e professores de relações internacionais Thomás Toledo. Debatem o tema a vereadora Nancy Thame, a socióloga e cientista política Conceição Fornasari e a advogada Rai Ferreira de Almeida .

O segundo painel do dia 6 em como tema a Lei Maria da Penha, seus avanços e desafios na proteção da mulher vítima de violência domésticas. E exposição fica a cargo da finalista do Prêmio Innovare, a Promotora Fabíola Sucasas Negrão Covas, do Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, do Ministério Público do Estado de São Paulo. O projeto Prevenção da Violência Doméstica com a Estratégia de Saúde da Família aproveita o trabalho das agentes comunitárias de saúde para levar conhecimento qualificado e orientação em relação aos serviços disponíveis e direitos contidos na Lei Maria da Penha em comunidades carentes de São Paulo. Compõem a mesa debatedora a delegada Juliana Ricci, o juiz de direito Rodrigo Pares Andreucci, advogada e vice presidente da comissão da mulher da OAB SP Ana Carolina.

Na quarta-feira, dia 7, ocorre a Reunião Solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, promovida pelos gabinetes das vereadoras autoras, com homenagens e destaques seguidas de palestra sobre o tema Feminino Profundo/Resiliência, com a analista Junguiana e professora Pós-Graduação PUC-SP, Denise Gimenez Ramos. A Reunião ocorre no Salão Nobre Helly de Campos Melges, da Câmara de Vereadores, às 19h30.

A programação da quinta-feira, dia 8, Dia Internacional da Mulher ficou a cargo do Conselho da Mulher de Piracicaba, que vai promover uma mesa-redonda com convidadas do Conselho da Mulher, sobre o tema: Rede de Atendimento e proteção à Mulher. Serão convidados representantes do próprio conselho, da Delegacia de Defesa da Mulher, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo , da Guarda Civil Municipal (Patrulha Maria da Penha), da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Centro Especializado em Saúde da Mulher, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social através do Centro de Referência e Atendimento da Mulher (CRAM),  Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e técnicos forenses. O evento começa ás 18h30, na Câmara.

Na sexta-feira, 9, as 14 horas, na sala de reunião Walter Ferreira da Silva, no prédio anexo da Câmara, o tema será a participação da mulher na política, com mesa-redonda com convidadas das entidades organizadoras da Semana da Mulher e mulheres representantes de partidos políticos. No sábado, às 9 horas, haverá uma a ação social da Saúde da Mulher, com profissionais convidados pela UNIMEP.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – A mostra Batom, Lápis & TPM 2018, promovida pela Semactur que nasceu para valorizar o papel das mulheres no universo das artes gráficas, além de ser uma maneira homenageá-las, artistas ou não. A mostra acontece no Armazém 5, Parque do Engenho Central a partir de 9 de março. A visitação é de terça à sexta, das 10h às 16h, aos sábados e domingos das 13 às 17h.

Também como parte da programação cultural acontece a exposição Elas por Elas, na qual artistas mulheres retratam outras mulheres em diversas técnicas artísticas. A exposição acontece Centro Martha Watts com abertura no dia 8, às 19h30.

Participaram da segunda reunião para a construção coletiva da Semana da Mulher 2018, representantes do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba – ACIPI,  Conselho da Mulher Executiva do Simespi (Comespi),  Esalq/USP, Senac/Piracicaba, UNIMEP, instituições como OAB, organizações não-governamentais como SEAME, Centro Cultural Marta Watts, secretarias municipais de Ação Cultural e Turismo, de Desenvolvimento Social. Participam também movimentos da sociedade organizada como Marias de Luta, Vivendo da Nossa Arte, Clube das Divas, Universo do Pequeno Empreendedor e Projeto Heroíca.



Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343


Mulher Adriana Nunes Nancy Thame

Notícias relacionadas