PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE MARÇO DE 2010

Semana da Mulher: Palestras abordam condição da mulher na sociedade


A 2ª Semana da Mulher, realizada por iniciativa do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) e aberta nesta terça-feira com a exposição “Mulheres no Poder”, promov (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A 2ª Semana da Mulher, realizada por iniciativa do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) e aberta nesta terça-feira com a exposição “Mulheres no Poder”, promoveu na noite de hoje (3) o ciclo de palestras “Trabalho, Amor e Família”, que abordou a condição da mulher na sociedade contemporânea.

O vereador Paiva abriu o evento destacando a importância da reflexão sobre o papel das mulheres na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Em seguida, a secretária municipal de Trabalho e Renda de Piracicaba, Ângela Maria Cassavia Correa, apresentou um panorama sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho, concluindo que apesar do espaço conquistado as mulheres ainda recebem salários menores do que os homens.
 
Helena Ribeiro da Silva, secretária municipal de Assuntos da Mulher, da Criança e do Adolescente de Americana (SP) e presidenta do Seaac (Sindicato dos Estabelecimentos de Agentes Autônomos do Comércio de Americana), defendeu o combate à cultura machista e a divisão proporcional de responsabilidades entre homens e mulheres. Para ela, o casal deve compartilhar não só as despesas da casa, mas também a educação dos filhos e as tarefas domésticas.

A vice-prefeita e secretária de Governo de Rio Claro (SP), Olga Lopes Salomão, criticou a falta de oportunidades para as mulheres em cargos de comando, especialmente na esfera pública, mas comemorou a independência feminina garantida pela Constituição Federal, a partir de 1988, e pelo novo Código Civil, em vigor desde 2002.

Também participou do ciclo de palestras a jornalista Andréa Ferraz Mesquita, repórter do jornal Liberal de Americana, que falou sobre as dificuldades impostas pelo preconceito no mercado de trabalho.

A 2ª Semana da Mulher será encerrada na próxima sexta-feira (5), com a palestra “Mulheres: Um Centenário de Lutas”, que será realizada no plenário da Câmara, a partir das 15h. A exposição “Mulheres no Poder” permanecerá no hall do salão nobre da Câmara até o dia 31, com visita aberta à população.

Ademir Barbosa – MTb 54.006
Fotos: Fabrice Desmonts – MTb 22.946



Exposição José Paiva

Notícias relacionadas