PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE MARÇO DE 2018

Semana da Mulher acontece de 5 a 10 de março


Com 39 instituições participando da organização, “Semana da Mulher” inicia nesta segunda-feira (5) com 15 ações



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


Com uma programação intensa de ações, debates, intervenções artísticas, mesas-redondas, painéis e palestras, a “Semana e o Dia da Mulher 2018” conta com apoio de 39 instituições públicas e privadas, que cooperaram na elaboração das atividades.

Os eventos ocorrerão dentro e fora da Câmara de Vereadores, entre os dias 5 e 10 de março, em diversos espaços da cidade como o Seame (Serviço de Apoio ao Adolescente com Medida Socioeducativa), Centro Social Tatuapé II, Salão Nobre Helly de Campos Melges da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Centro Cultural Martha Watts (Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba), praça José Bonifácio e Armazém 5 (no Engenho Central).

Na segunda (5), a ação ficou por conta do Seame e do Senac, que realizarão oficina de automassagem, prática baseada nas linhas de massagem (oriental e ocidental), que utiliza manobras e pontos energéticos específicos para a promoção de relaxamento e bem-estar.

Ministrada pela professora professora Maria Eugênia Celeghin, a ação será destinada às “Mães do Seame” e do Cram (Centro de Referência da Mulher), a partir das 14h.

Na terça (6), a ação do Fórum Permanente de Empreendedorismo Feminino e do Universo do Pequeno Empreendedor ocorrerá a partir das 14h, no Centro Social Tatuapé II. O Encontro de Educação Financeira: “Transformando ideias em negócios” contará com as palestras da professora doutora Heliani Berlato dos Santos da Esalq/USP, do especialista financeiro Ricardo de Souza e da professora Sílvia Maria Morales Pereira, da Unimep. 

Ainda no dia (6) às 19h, no Salão Nobre da Câmara, a programação terá a coordenação da doutora Clarissa Magalhães, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Piracicaba. Sendo três painéis, o primeiro sobre o tema “Desmistificando o empoderamento feminino e sororidade”, com a exposição da doutora Cinthya Lanzoni Frateschi e como debatedora a vereadora Nancy Thame; o segundo o tema é “O Mundo do Trabalho e a Questão de Gênero”, com o professor mestre Thomás Toledo, a professora doutora Conceição Fornasari e a doutora Rai de Almeida e o terceiro debaterá a “Lei Maria da Penha - Avanços na proteção da mulher vítima de violência domésticas e desafios”, com  as doutoras Fabíola Sucasas, Juliana Ricci e  Ana Carolina  Moreira Santos e o doutor Rodrigo Pares Andreucci.

Já na quarta-feira (7), a partir das 19h30, no Salão Nobre Helly de Campos Melges da Câmara de Vereadores, ocorrerá a Reunião Solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, promovida pelos gabinetes das vereadoras Nancy Thame (PSDB) e Coronel Adriana (PPS), autoras do projeto. Elas homenagearão Maria Cândida Lima, Ediana Maria de Arruda, Lucineide Aparecida Maciel Corrêa, Marly Therezinha Germano Perecin, Monica Rodrigues de Faria e Renata de Cássia Aguiar Souza.

Após as homenagens, será entregue o Voto de Congratulações à professora doutora Heliani Berlato dos Santos e, em seguida, a palestra “Feminino Profundo e Resiliência”, pela analista junguiana e professora do curso de pós-Graduação da PUC-SP, Denise Gimenez Ramos.

A programação da quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, ficou a cargo do Conselho da Mulher de Piracicaba, que promoverá uma mesa-redonda mediada pela doutora Maria Cristina Correa de Freitas, sobre o tema Rede de Atendimento e proteção à Mulher.

Foram convidados representantes do próprio conselho, instituições da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher – Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), delegada Monalisa Fernandes dos Santos; Defensoria Pública – coordenadora da Defensoria Pública, Carolina Brambila Bega; Ministério Público, promotora Maria Cristina Marton Correia Seifarth de Freitas; Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), secretária Eliete Nunes; Centro de Referência da Mulher (CRAM), Maria Cristina Cogo; Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), diretora de Departamento de Proteção Especial, Sueli Barbosa Danelon; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), diretora Jaqueline Espolidório Alves; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Saúde; coordenador de Atenção Básica, Luis Fernando Nunes Barbosa; Vigilância Epidemiológica, enfermeira Ermelinda Esteves; Centro Especializado de Saúde da Mulher (CESM), Igino Ribeiro e enfermeira Angela Maria Fossa; Guarda Civil Municipal, comandante Lucineide Aparecida Correâ; Patrulha Maria da Penha, Sônia Patheys; Fórum da Comarca de Piracicaba, diretor Marcos Douglas, Rogério Pierre de Toledo, juiz da Vara da Infância e Juventude, Luiz Antonio Cunha, Vara do Júri e Execuções Criminais (CDP) e a técnica de Assistência Social, Talita Maria Muniz.

Representando a sociedade civil, foram convidados os movimentos Marias de Lutas, representado por Pamela Cristina Oliveira; Promotoras Legais Populares (PLPs), Luana Bruzasco; e Mulher Que Fazem a Diferença Fazendo, Valéria Capis Cruz. O evento começa às 18h30, no Salão Nobre Helly de Campos Melges.

Ainda na quinta, às 19h30, durante a reunião ordinária, a vereadora Nancy Thame (PSDB) entregará a moção de aplausos 33/2018 à diretora do Centro de Ressocialização Feminino de Piracicaba, Maria Varella Abamonte, pelo trabalho desenvolvido à frente da instituição.

No dia 9, às 14h, na sala de reunião Walter Ferreira da Silva, no prédio anexo da Câmara, o tema será a roda de conversa suprapartidária “Mulher na Política, uma mesa-redonda com convidadas das entidades organizadoras da Semana da Mulher e mulheres representantes dos partidos políticos.

No sábado (10), a partir das 8h, na praça José Bonifácio, haverá a ação social “Circuito de Saúde da Mulher”, coordenada pela professora mestre Daniela Garbellini (Unimep e CMS) e apoio da Lions Clubs, Associação dos Ostomizados e das secretárias de Defesa do Meio Ambiente, Saúde, Ação Cultural e Turismo e Guarda Civil Municipal.

Estão previstas as ofertas dos serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, índice de massa corporal, circunferência abdominal, além de orientações específicas. Às 10h haverá aula de zumba fitness e zumba gold, com os professores Laura Alice Theodoro, Edmur Pereira e Rita Santos.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – A mostra Batom, Lápis & TPM 2018, promovida pela Semactur, que nasceu para valorizar o papel das mulheres no universo das artes gráficas, além de ser uma maneira homenageá-las, artistas ou não. A mostra acontece no Armazém 5, Parque do Engenho Central, a partir de 9 de março. A visitação é de terça à sexta, das 10h às 16h, aos sábados e domingos das 13 às 17h. Também como parte da programação cultural acontece a exposição Elas por Elas, na qual artistas mulheres retratam outras mulheres em diversas técnicas artísticas. A exposição acontece Centro Martha Watts, com abertura no dia 8, às 19h30.

Confira também AQUI  a programação 



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Mulher Adriana Nunes Nancy Thame

Notícias relacionadas