PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE MAIO DE 2019

Saúde: Tozão propõe programa de prevenção nas escolas municipais


Em projeto de lei vereador expõe preocupação em levar orientações à rede de ensino



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Preocupado com o trabalho preventivo na área de saúde dentro do sistema público de educação, o vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB) apresentou o projeto de lei 64/2019, em tramitação na Câmara deste o dia 17 de abril, na defesa da criação do Programa de Agente de Saúde nas escolas municipais.

O programa funcionaria como um sistema de prevenção a doenças infantis por meio do atendimento prévio em todas as creches da rede municipal.

Segundo a proposta, o programa contaria com um profissional de saúde, que prestaria atendimento de avaliação de peso e altura e verificação de atualização de vacinas. Os profissionais fariam orientações preventivas em relação a diversas doenças aos monitores das creches, os quais, posteriormente, repassariam aos pais.

O vereador sugere ainda que os atendimentos aconteçam mensalmente e sejam programados em datas específicas, devendo ser comunicados com antecedência à direção da creche a ser visitada e informados aos pais por meio de cartazes nos murais das escolas.

A sugestão de Tozão prevê ainda que nas creches e escolas municipais seja incentivada permanentemente a prevenção de doenças e os cuidados para a ingestão de alimentos e a higiene da criança. O procedimento seria obrigatório até a 4ª série do ensino fundamental.

Para viabilizar o programa, a Prefeitura poderia usar material próprio ou buscar na iniciativa privada, por meio de parcerias, os recursos necessários para desenvolvê-lo e dar maior visibilidade às campanhas.



Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Supervisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343


Saúde Osvaldo Schiavolin

Notícias relacionadas