PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE SETEMBRO DE 2014

Ruy Pereira Barbosa será homenageado por Paulo Campos


Proposta da moção foi aprovada em reunião ordinária desta quinta-feira (25)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O professor Ruy Pereira Barbosa será homenageado pela Câmara de Vereadores de Piracicaba com a moção de aplausos 184/2014, proposta pelo vereador Paulo Campos (PROS) e aprovada na reunião ordinária desta quinta-feira (25). A propositura é pelos 35 anos de carreira como docente em tempo integral da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). 

Filho de Flauzino Pereira Barbosa e Francisca Ribeiro Barbosa, Ruy nasceu em 18 de março de 1940, na cidade de Machado em Minas Gerais. Concluiu o primário no ano de 1954 na Escola Estadual “Davi Campista” em Poços de Caldas (MG); o ginásio em 1958 no Instituto Metodista Educacional em Ribeirão Preto (SP) e o colegial no Instituto Americano de Lins, em 1962. Em 1971, casou-se em Cachoeira do Sul (RS) com a professora Zoé Pedroso Barbosa, com quem teve os filhos Luciano, Lília e Eliana.

O homenageado possui quatro diplomas superiores, em Teologia, Filosofia, Direito e Letras. Também é pós-graduado em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em Administração da Educação e, por último, em Direito Processual Civil, ambos concluídos na Unimep.

Desde 1979, leciona no ensino superior da faculdade de Direito da Unimep, atuando nas áreas de Direito Civil e Direito Processual Civil. Também ministra aula aos alunos do 9º e 10º semestre do Estágio de Prática Real, integrado ao Núcleo de Prática Jurídica coordenada pela faculdade de direito. A unidade é voltada a área cível em geral e particular, em especial ao direito da família, onde há uma demanda maior por divórcios, investigação e negatória de paternidade, retificação de assento de casamento, nascimento, guarda de menores, visitas, reconstituição da sociedade conjugal, interdição, alimentos e revisionais de alimentos. A maioria das pessoas atendidas tem renda familiar de até três salários mínimos. Ruy também é responsável por todas as audiências do Escritório Experimental, acompanhadas obrigatoriamente dos estagiários.

Paulo Campos justifica a importância da propositura, pela participação do professor Ruy Pereira Barbosa na sociedade piracicabana exercendo a cidadania, a igualdade e o atendimento para a população dependente deste serviço jurídico. O paramentar também destaca que as pessoas mais carentes têm o mesmo direito daqueles que têm condições financeiras para estarem em juízo.



Texto:  Natália Zanini
Supervisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Paulo Campos

Notícias relacionadas