PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE MAIO DE 2018

Rotta homenageará Conferências da Sociedade São Vicente de Paulo


Parlamentar reconhecerá fundação do Conselho Central de Piracicaba e da Conferência Santo Antônio



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Moções de aplausos 69 e 70/2018 foram aprovadas na 28ª reunião ordinária.



O vereador Gilmar Rotta (MDB) homenageará com as moções de aplausos 69 e 70/2018 o Conselho Central de Piracicaba e a Conferência Santo Antônio, da Sociedade São Vicente de Paulo, pelos 70 e 130 anos de fundação, respectivamente. As proposituras foram aprovadas na 28ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (17).

Fundada e organizada por Antônio Frederico Ozanam e seus companheiros de faculdade, em Paris, a Sociedade é uma comunidade cristã que tem o objetivo de envolver o mundo inteiro em uma rede de caridade. A sociedade está presente em 153 países e o Brasil é o país que lidera em número de voluntários missionários na caridade.

No Brasil, a Sociedade está sob a proteção da Imaculada Conceição. A conferência São José foi a primeira unidade vicentina fundada em território brasileiro, no Rio de Janeiro, em 4 de agosto de 1872. É composta por conselho nacional, 35 conselhos metropolitanos, 288 conselhos centrais, 2.500 conselhos particulares e 20 mil conferências, nas quais estão agregados 250 mil vicentinos, que dão assitência à 200 mil famílias. Em Piracicaba, a Sociedade conta com dois conselhos centrais, 11 conselhos particulares, 90 conferências vicentinas e 622 vicentinos.

A Conferência Santo Antônio, primeira em Piracicaba, foi realizada no dia 16 de maio de 1888, e é ativa até hoje. Logo após foram fundadas outras conferências e os grupos de trabalhos de atendimento aos mais necessitados foram se ampliando, tornando-se necessária a instalação de um conselho central para melhor administrar os conselhos particulares, bem como as conferências, instituições e o patrimônio da sociedade.

No dia 20 de setembro de 1948 foi instituído o Conselho Central de Piracicaba, da Sociedade de São Vicente de Paulo. Hoje, o conselho tem seis conselhos vinculados, 56 conferências (grupos de trabalho que se reúnem semanalmente), 379 vicentinos ativos e duas obras unidas, o Lar dos Velhinhos de Capivari e de Rio das Pedras.

“Ao celebrarmos os 70 anos do Conselho Central de Piracicaba, queremos externar nossa eterna gratidão a todos aqueles que iniciaram esse trabalho, exemplos de dedicação, sabedoria, amor e doação. O presente, a força da juventude com novas ideias e ideais. Ozanam dizia que é preciso que tenhamos grande consideração para com os jovens e que eles sejam firmes e perseverantes na vocação da caridade”, justifica o parlamentar.  

As homenagens serão entregues aos presidentes do Conselho Central de Piracicaba e da Conferência Santo Antônio, Dorival de Jesus Zanette e José Antônio Monteiro Júnior, que, “com sensibilidade, absoluto empenho e dedicação, prestam serviços relevantes à comunidade”, afirma o parlamentar.



Texto:  Maira Bacellar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Gilmar Rotta

Notícias relacionadas