PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE JANEIRO DE 2018

Reunião sobre fogos de artifício com Irmandade do Divino é cancelada


Este seria o primeiro encontro do ano sobre o assunto; cancelamento ocorreu na manhã desta segunda



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador Marcos Abdala (PRB) comunica o cancelamento da reunião com integrantes da Irmandade do Divino Espírito Santo, prevista para ocorrer às 19h30 desta segunda-feira (8) na Câmara. Este seria o primeiro encontro do ano promovido pelo gabinete do parlamentar para discutir coletivamente o projeto de lei complementar sobre a proibição de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com estampido na cidade.

A assessoria de Abdala informou que no ano anterior aconteceram duas tentativas de diálogo com a Irmandade do Divino, todas com cancelamento. Além disso, na audiência pública promovida em setembro do ano passado, um representante da entidade se manifestou contrário à proibição.

A Irmandade é responsável pela Festa do Divino Espírito Santo, que em 2018 chega à edição 193 e que recebeu, em 2016, o registo como Patrimônio Cultural e Imaterial de Piracicaba. As comemorações acontecem entre os meses de junho e julho, sendo marcadas pela queima de fogos diária, no período da manhã, e pela salva de morteiros, no encerramento.

A intenção do parlamentar é a de consultar todas as entidades e movimentos sensíveis à proibição dos fogos na cidade e construir o texto do projeto a partir das contribuições dos representantes. Além disso, ele pretende ouvir os comerciantes que atuam no setor.

Abdala também fará reuniões com as entidades protetoras de animais, entre elas SPPA, Vira Lata Vira Vida, Gatos do Cemitério, Gatos de Rua, Bicho Bom, Amantes de Gato, Canil Municipal, Paraíso do Amigo e protetores independentes.

Os demais encontros, divididos por setores, serão convidadas instituições como Centro de Reabilitação, Auma e IAP (que atuam com crianças autistas), além dos três hospitais da cidade. O vereador se diz disposto a convidar ainda os conselhos municipais (Comdema, do Meio Ambiente; Comdef, de pessoas com deficiência; de Saúde e da Criança e do Adolescente).

Além dos comerciantes da cidade e estabelecimentos que atuam na venda de fogos, Abdala solicitará reuniões com os clubes Atlético, de Campo, Cristóvão, XV de Piracicaba, Regatas Palmeiras, Sindicato dos Metalúrgicos, de Automobilismo (EPCA) e dos empregados da Caterpillar.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Marcos Abdala

Notícias relacionadas