PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE AGOSTO DE 2015

Reunião discute políticas públicas para pessoas com deficiência


Terceira reunião para discutir políticas públicas para pessoas com deficiência aconteceu na Câmara de Vereadores; iniciativa do vereador André Bandeira.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Paulo Ricardo dos Santos (1 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (2 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (3 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (4 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (5 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (6 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (7 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos Salvar imagem em alta resolução


Buscando uma maior interação entres as entidades, secretarias municipais, legislativo piracicabano e profissionais que atuam na área da acessibilidade, inclusão social, qualidade de vida e mobilidade, aconteceu na tarde desta quinta-feira, 27, na sala de reuniões do 2º andar do anexo “Guerino Trevisan” na Câmara de Vereadores, a 3ª reunião para discutir políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. A iniciativa das reuniões mensais é do vereador e líder do PSDB na Câmara, André Bandeira.

Bandeira abriu a reunião e falou da importância dos encontros mensais que estão acontecendo desde junho deste ano, e informou aos participantes que ele teve uma reunião com o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello e que está sendo avaliado a possibilidade de acrescentar no cartão municipal de saúde, se a pessoa tem algum tipo de deficiência. “Entendemos que o cadastro mais dinâmico e atualizado é o da secretaria de Saúde, pois a população tem que deixar atualizado para utilizar o SUS (Sistema Único de Saúde), por isso após a deliberação, da segunda reunião, tive o primeiro contato com o secretário, que está verificando com o departamento de informática a possibilidade de acrescentar esta informação no cadastro da secretaria”, informou.

Segundo Bandeira é um grande avanço para conseguirmos ter dados mais exatos sobre quantas pessoas tem algum tipo de deficiência, qual o bairro que reside, grau de escolaridade e qual o grau de deficiência. “Só tendo os dados atualizados é que podemos planejar junto ao Poder Executivo quais ações que podemos tomar para facilitar a acessibilidade destas pessoas”, garantiu.

A reunião contou com a presença do secretário municipal de Trabalho e Renda (Semtre), Sérgio Fortuoso que deixou claro que a Semtre desenvolve um trabalho específico para garantir a empregabilidade e acesso das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

“A Semtre realiza o projeto "Sou Capaz", que tem o objetivo de interagir com as pessoas com deficiência, prepará-las e depois inserí-las do mercado de trabalho”, enfatizou.

Outro ponto que foi discutido na reunião foi a questão dos laudos médicos para pessoas com deficiência. Segundo a psicóloga Ângela Silva, para uma pessoa com deficiência, obter os laudos afirmando que ela realmente tem algum tipo de deficiência é necessário um laudo assinado por um médico devidamente registrado no CRM – Conselho Regional de Medicina, e dependendo da deficiência tem que ter uma validação de um profissional da psicologia. Para a psicóloga, a Síndrome de Down tem um cariótipo apresentado, diferente de outras deficiências intelectuais que precisam de um diagnóstico mais avançando.

A próxima reunião acontece no dia 23 de setembro, quarta-feira, às 14 horas, na Semtre, que fica localizada na rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, no centro de Piracicaba.



Texto:  Assessoria parlamentar


Cidadania André Bandeira

Notícias relacionadas