PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

02 DE MAIO DE 2019

Proposta inclui sociologia no Ensino Fundamental do Município


Projeto de lei 65/2019 é de autoria do vereador Pedro Kawai e foi protocolado na Câmara no último dia 23.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Piracicaba poderá oferecer sociologia aos alunos do ensino fundamental



Contrapondo ao que pretende o governo federal, do presidente Jair Bolsonaro (PSL), em reduzir verbas para cursos de ciências humanas, em Piracicaba o vereador Pedro Kawai (PSDB) quer incluir a disciplina de sociologia na grade curricular do 8º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais. O projeto de lei 65/2019, de autoria do parlamentar, foi protocolado na Câmara no último dia 23 e segue para análise das comissões permanentes antes de ir a plenário para discussão e votação. 

Na defesa do projeto, Kawai considera que a sociologia auxilia o estudante a compreender melhor a si mesmo e a sociedade em que habita, prepara-o para o exercício consciente da cidadania, faz com que conheça a realidade social para a ação nesta mesma realidade, forma a capacidade interpretativa e dialógica e ensina a compreender e estabelecer as relações causais entre fenômenos sociais e desenvolve a capacidade de executar tarefas dentro de uma concepção coletiva.

Pelo projeto, a disciplina teria carga mínima de 50 minutos por semana e obedece aos procedimentos legais federais e estaduais. A Diretoria Regional de Ensino também poderá participar deste processo, com o objetivo de viabilizar a execução da lei, celebrando acordos, convênios e parcerias com entidades públicas ou privadas. 

Ainda na defesa do projeto, o vereador avalia que a sociologia é a ciência que se debruça sobre a sociedade e todas suas ramificações, componentes e integrantes. Ela se dedica a compreender as formas de interação que tem uns com os outros, as organizações e os fenômenos sociais, observados na realidade dos indivíduos. 

“Ao estudar sociologia, encara-se a realidade por ângulos que não são habituados a enxergar. Como seres humanos e indivíduos, estamos acostumados a levar em afeição apenas o que está em contato direto”, observou o parlamentar na justificativa do projeto.

Ele avalia também que a realidade não é apenas formada por experiências particulares, mas também pela interação com os demais integrantes da sociedade. “A realidade é parte de uma construção a partir de um todo muito maior”, avalia Kawai, ao salientar que a sociologia desenvolve o espírito de cooperação, incentiva a responsabilidade e o cuidado com o mundo de forma consciente.

Kawai acrescenta que para pré-adolescentes, a sociologia se faz necessária para compreender perspectivas e vontades distintas. “Ensina a conviver no mesmo espaço, já que é neste período de transformações físicas e psicológicas onde surgem questionamentos e conflitos”, diz. 

LEIA MAIS: Bolsonaro defende redução de verbas para sociologia e filosofia



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Educação Pedro Kawai

Notícias relacionadas