PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE NOVEMBRO DE 2017

Projeto prevê alerta em estabelecimentos sobre os malefícios do álcool


Vereador André Bandeira sugere alteração em lei em prol da segurança no trânsito



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Depois de passar por três comissões, propositura segue para análise dos vereadores



“Tentar preservar a vida e a condição física das pessoas”. Esse é o intuito do vereador André Bandeira (PSDB) ao apresentar na Câmara o projeto de lei 228/2017, para que os estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas sejam obrigados a inserir um aviso, em local visível, com a seguinte frase: “o álcool causa dependência e, em excesso, provoca males à saúde. Se beber não dirija”.

O parlamentar, que tem como metas de mandato o trabalho para prevenção de acidentes, a acessibilidade e a mobilidade das pessoas dentro da cidade, espera que haja uma conscientização maior do público jovem que, segundo ele, “infelizmente são as maiores vítimas”.

A propositura está apta a ser votada no plenário e busca contribuir com a segurança no trânsito. O vereador acredita que “ao promover a conscientização em estabelecimentos com grande concentração de público, a futura lei poderá auxiliar na redução de acidentes com vítimas”.

“Temos dados alarmantes do trânsito em nosso país e, infelizmente, nosso município não está fora deste contexto. Apenas em 2017, Piracicaba teve um aumento de 220% de mortes no trânsito”, afirmou o parlamentar.

Tatiane Carregari, proprietária de uma padaria do município, acredita que a frase trará ainda mais consciência àqueles que já são conscientes, mas não aos imprudentes.

Bandeira, que está há 21 anos em uma cadeira de rodas, vítima de um acidente de trânsito em que um motorista embriagado desrespeitou o sinal vermelho, disse que “cada um tem que fazer a sua parte para mudar a realidade do Brasil, que é o quinto país que mais mata no trânsito”. Segundo ele, “a cada 12 minutos, uma pessoa morre vítima de acidente e, por minuto, uma pessoa fica com sequela para o resto da vida”.

Segundo o parlamentar, “a preservação da vida deve ser sempre tratada com prioridade”. 

O projeto teve entrada na Câmara em 25 de agosto e já recebeu pareceres favoráveis das comissões Legislação, Justiça e Redação, Saúde e Promoção Social, e Finanças e Orçamento. Agora, precisa ser votado em duas discussões pelos vereadores, nas reuniões ordinárias. Caso não receba nenhuma emenda, segue para sanção do chefe do Executivo para se tornar lei.



Texto:  Maira Bacellar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas