PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE AGOSTO DE 2015

Projeto de Paiva denomina escola no Jardim Primavera


Solenidade que denominou Escola Professor Luiz Cláudio Alves ocorreu nesta quinta-feira (27)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Foi realizada nesta quinta-feira (27) a denominação da Escola Municipal Professor Luis Cláudio Alves, prédio que já abrigou o Centro Educacional Sesi 165, na rua Professora Ana Cândida de Mello Ferraz, no bairro Jardim Primavera. O projeto de denominação é do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT). A escola atende 286 alunos de 6 a 10 anos, mas tem capacidade para 560. 

O evento contou com presença de familiares e amigos de “Claudinho”, como era conhecido, além de autoridades como o prefeito Gabriel Ferrato, a Secretária de Educação Angela Maria Cassavia Jorge Correa e vereadores. 

“O nosso homenageado de hoje foi morador do bairro, músico trombonista e regente da banda da Guarda Mirim e um exemplo para uma geração de jovens. Precisamos de bons exemplos para as crianças que estudam aqui, por isso nada mais justo que indicá-lo como patrono desta escola”, comentou o vereador Paiva. 

Outra presença ilustre na cerimônia foi a do Comandante Frederico Ciappina Neto, fundador da Guarda Mirim de Piracicaba, hoje Instituto Formar que participou da cerimônia com a sua banda musical. O eterno comandante ficou muito emocionado e até regeu a banda ao lado do maestro do grupo musical. Ciappina completou 80 anos nesta sexta-feira (28/8). 

João Alves, irmão de Claudinho, representando a família comentou que “estamos muito emocionados. A vida nos reserva momento maravilhosos e hoje é um desses. Sua obra está consolidada em seus ex-alunos e agora nesta escola. Em nome da nossa família, somos eternamente gratos ao vereador José Antonio Fernandes Paiva”, afirmou. 

BIOGRAFIA - Nasceu em Piracicaba, no dia 25 de maio de 1962. Filho de Luís Alves e Cinira Francisco Alves (já falecidos). Próximo de completar 11 anos, começou a se interessar por música ao ver seu irmão mais velho João Batista estudando clarinete. Também foi seu irmão quem o apresentou para a Guarda Mirim, onde vestiu o uniforme por mais de 10 anos. 

Trabalhava na administração da Guarda Mirim e tocava na Banda, foi portanto ali que moldou seu caráter. O convívio com a música proporcionou a oportunidade de conhecer o trombone, instrumento musical que passou a tocar e ensinar. 

Aos 20 anos, precisou deixar a Guarda Mirim, mas continuou estudando música. Formou-se professor de música em 1988 na EMPEM – Escola de Música de Piracicaba (SP), onde foi músico e lecionou trombone. Conquistou diploma de Bacharel em Música pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, em 1998. 

Luis Claudio Alves influenciou uma geração de músicos pelo seu caráter formado pela humildade e o servir. Soube ser amigo e fazer seguidores. Autodidata sempre buscou conhecimento e tinha prazer em compartilhá-lo com seus alunos na “Guardinha”. 

Faleceu aos 50 anos, no dia 15 de fevereiro de 2013, deixando a esposa Silvia Regina Oliveira, familiares, amigos e admiradores.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo José Paiva

Notícias relacionadas