PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

31 DE AGOSTO DE 2018

Programação de setembro da Escola do Legislativo tem 15 atividades


Atividades são oferecidas gratuitamente e realizadas no prédio anexo da Câmara



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Thaís Passos Salvar imagem em alta resolução

Cursos têm inicio nesta segunda-feira (3)



A programação para o mês de setembro da Escola do Legislativo traz palestras, oficinas e cursos que tratam de temas como empreendedorismo, sustentabilidade e meio ambiente. Ao todo são 15 atividades, todas gratuitas, realizadas no prédio anexo da Câmara de Vereadores (rua do Rosário, 833, Centro), com início na próxima segunda-feira (3). Informações mais detalhadas sobre o conteúdo das aulas e currículo dos docentes estão disponíveis no site oficial da Escola, onde é possível efetuar as inscrições.

Em 3 e 10 de setembro acontecem os encontros da oficina Arquitetura Comunitária – Experiência de Trabalho em Rede, com o assistente social Antonio Carlos Danelon, das 9h às 11h30. Durante a oficina serão tratados temas como assistência, saúde, educação, habitação, esporte, cultura, agricultura, meio ambiente, conselho tutelar, pastoral da criança, associação de moradores, igrejas, escola e universidade.

A palestra Os Desafios para o Combate à Corrupção no Brasil e as Novas Medidas Contra a Corrupção apresentará as novas medidas que constituem o maior pacote anticorrupção do mundo, com 70 propostas de medidas legislativas que buscam enfrentar a corrupção deforma sistemática, aprimorando instrumentos de controle interno e externo, de transparência e de participação além dos mecanismos de investigação e punição. A palestra será realizada por Nicole Verillo, coordenadora da Transparência Internacional, organização anticorrupção que possui atuação em mais de 100 países, e acontece em 5 de setembro, das 14h às 16h.

O palestrante Michel Paschini Neto trará o curso Introdução à Astronomia: As Estrelas, com o objetivo geral de contribuir para a formação científica e cultural de jovens e adultos através da explanação sobre as estrelas, e proporcionar a inclusão, a socialização e o acesso de jovens e adultos com deficiência à ciência astronômica. A atividade terá encontros nos dias 11 e 17 de setembro, das 19h às 22h.

No dia 12 de setembro ocorrerá a palestra Planejamento Financeiro, das 14h às 16h, com Lucio Alberto de Sousa, que integra ciclo de formação para o primeiro emprego, e é promovida em parceria com a Oji Papéis Especiais.

A palestra Teoria Geral do Estado: Agentes do Estado acontecerá nos dias 17 e 24 de setembro, das 9h às 12h, e abordará Estado, agentes do Estado, poder de polícia, ato administrativo, princípios de direito administrativo. Ela faz parte do ciclo de palestras do projeto Noções de Diretos para Leigos, promovido pelo Instituo Pacto de Convivência.

A Master Coach Sol Braga dará a o curso Psicologia Positiva e Coaching Aplicados ao Ambiente de Trabalho, que abordará as técnicas da psicologia positiva e as ferramentas do coaching estimulam as emoções, qualidades e condutas positivas, impactando positivamente no foco, no controle emocional, na alta performance, na sinergia grupal produtiva e participativa no ambiente de trabalho, seja no setor público ou privado. Será em 18 de setembro, das 19h30 às 21h30.

Luciano Jr., Diretor do Departamento de Cerimonial da Câmara apresentará dois cursos: Mestre de Cerimônia: A Arte de Falar em Público, em 19 de setembro, das 9h às 17h, e Cerimonial e Protocolo Público, das 9h às 17h, em 26 de setembro. O primeiro curso trará conteúdos direcionados a técnicas e exercícios para lidar com o público, e, o segundo, abordará organização, planejamento, execução de solenidades e acontecimentos.

O consultor de políticas públicas no Sebrae/SP, Eduardo Mercadante, será o responsável pela palestra de Compras Governamentais – Como Fornecer para a Administração Pública e Reduzir os Riscos, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro, das 8h30 às 17h30, e ensinará sobre leis e processos necessários para vender ao Governo.

 

No dia 21 de setembro, das 19h às 21h, a palestra Energia - A Geração de Energia no Brasil e Práticas Sustentáveis trará um panorama do setor energético brasileiro quanto à geração de energia, conceito de eficiência energética e como é possível colocar em prática na realidade brasileiro, com os palestrantes Letícia Munhoz, Leonardo Guedes e Luiz Torrezan. 

Além disso, a Escola do Legislativo segue com as aulas do curso Técnico Legislativo, todas as segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, no auditório do 4º andar do prédio anexo da Câmara, das 19h às 23h.

Para todas as atividades é importante que os interessados tragam 1 litro de leite em prol da campanha de solidariedade desenvolvida pela Câmara.

Confira a programação da Escola do Legislativo:

3 de setembro – segunda-feira – 9h às 11h30
Oficina Arquitetura Comunitária – Experiência de Trabalho em Rede

5 de setembro – quarta-feira – 14h às 16h
Palestra Os Desafios para o Combate à Corrupção no Brasil e as Novas Medidas Contra a Corrupção

10 de setembro – segunda-feira – 9h às 11h30
Oficina Arquitetura Comunitária – Experiência de Trabalho em Rede

11 de setembro – terça-feira – 19h às 22h
Introdução à Astromonia: As Estrelas

12 de setembro – quarta-feira – 14h às 16h
Palestra Planejamento Financeiro

17 de setembro – segunda-feira – 9h às 12h
Teoria Geral do Estado: Agentes do Estado

18 de setembro – terça-feira – 19h30 às 21h30
Psicologia Positiva e Coaching Aplicados ao Ambiente de Trabalho

19 de setembro – quarta-feira – 9h às 17h
Mestre de Cerimônia: A Arte de Falar em Público

20 de setembro – quinta-feira – 8h30 às 17h30
Compras Governamentais – Como Fornecer para a Administração Pública e Reduzir os Riscos

21 de setembro – sexta-feira – 19 às 21h
Palestra Energia – A Geração de Energia no Brasil e Práticas Sustentáveis

24 de setembro – segunda-feira – 9h às 12h
Teoria Geral do Estado: Agentes do Estado

25 de setembro – terça-feira – 14h às 17h
Arborização Urbana e suas Interfaces

26 de setembro – quarta-feira – 9h às 17h
Cerimonial e Protocolo Público

28 de setembro – quinta-feira – 14h às 17h
Arborização Urbana e suas Interfaces



Texto:  Fernanda Rizzi
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Escola do Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas