PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE NOVEMBRO DE 2018

Profissionais da Comunicação integram exposição de caixa de fósforos


Servidor e estagiários inscreveram trabalhos na 4ª Exposição Nacional de Arte Sobre Caixa de Fósforos



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Abertura será feita nesta sexta-feira, às 19h, na Casa do Povoador

Abertura será feita nesta sexta-feira, às 19h, na Casa do Povoador
Foto: Comunicação (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Abertura será feita nesta sexta-feira, às 19h, na Casa do Povoador

Abertura será feita nesta sexta-feira, às 19h, na Casa do Povoador
Foto: Comunicação (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Abertura será feita nesta sexta-feira, às 19h, na Casa do Povoador

Abertura será feita nesta sexta-feira, às 19h, na Casa do Povoador
Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução

Abertura será feita nesta sexta-feira, às 19h, na Casa do Povoador



Quinze caixas que integram a 4ª Exposição Nacional de Arte Sobre Caixa de Fósforos partem do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba. A mostra, promovida pela SemacTur (Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo), será aberta nessa sexta-feira (9), a partir das 19h, na Casa do Povoador.

A mostra, que teve curadoria de Odair Jorge Demarchi, encerrou as inscrições no último dia 19. Ao todo, foram 169 selecionados pela comissão julgadora, dentre eles estão Fabrice Desmonsts, reporter fotográfico, e os estagiários Lucas Machado, Sidney Junior e Thaís Passos, de fotografia, e Felipe Stevanatto, de design gráfico.

Fabrice disse que inscreve trabalhos todo ano com o intuito de "comover" o departamento a participar de concursos e trabalhar a fotografia como arte. "No ano passado, levei só o Lucas Machado comigo, mas este ano tivemos mais estagiários que puderam contribuir", afirmou.

O tema das fotografias do servidor estampadas nas caixas de fósforo é grafite. "Arte Urbana Litoral, "Arte Urbana Humor" e "Arte Urbana Psicodélica" trazem imagens de um píer em Ilhabela (SP) e mais dois grafites encontrados em Piracicaba. "Um deles encontrei na rua e o outro em uma cervejaria da cidade", citou.

Lucas Machado escolheu um grafite do exterior, em Santigado (Chile). No mesmo país, em Vina Del Mar, o estagiário fotografou barcos atracados no porto. A última foto é da 'Pira Parade', quando teve a oportunidade de registrar a passagem do peixe personalizado por Edu Grosso em frente ao prédio anexo da Câmara.

Sidney Junior participa pela primeira vez da exposição. Entusiasta em retratar a beleza piracicabana, o estagiário deu nome às suas caixinhas "O Rio", "Natureza de Ferro" e "Esperança", que ilustram o rio de Piracicaba, a Ponte Pênsil e o píer municipal, respectivamente.

"Transvolumetria" e "Mantenha o Olhar", de Felipe Stevanatto, trazem uma sobreposição de fotos de palitos de fósforo em estados diferentes, um apagado e outro em chamas. Ele explicou que o segundo nome é relacionado à impressão de se ver outras "coisas" quando se fixa o olhar na imagem. Já a terceira peça, com o nome de "Sufoco", é uma ilustração digital feita por ele, a qual remete a cena de um anime — desenho japonês.

Alguns quarteirões acima da margem do rio, as últimas três caixas são retratos do Centro Cultural Martha Watts, de Thaís Passos. "Este foi um dos lugares que estagiei e nesse tempo fotografei bastante o espaço", explicou. As fotografias da estagiária foram intituladas de "Princípios", "Legado" e "Lembranças". "Acredito que seja um lugar que reúne a história e a cultura da cidade, que deve ser conhecido por toda a população", ponderou.

A visitação para a 4ª Exposição Nacional de Arte Sobre Caixa de Fósforos poderá ser feita a partir deste final de semana, aos sábados e domingos, das 13h às 18h, e de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A Casa do Povoador fica na avenida Beira Rio, 844.



Texto:  Lucas Lima
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Exposição

Notícias relacionadas