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25 DE OUTUBRO DE 2019

Professora receberá moção por projeto sobre a cultura africana


Maestro Jonson homenageará professora da Escola Estadual "Professor Elias de Mello Ayres".



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Propositura de Maestro Jonson foi aprovada na 62ª reunião ordinária



A professora Rita de Cássia Costa Moreira e docentes da Escola Estadual "Professor Elias de Mello Ayres" serão homenageados pela atuação no projeto "Mello Africanidades". A inciativa é do vereador Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB), por meio da moção de aplausos 199/2019, aprovada nesta quinta-feira (24), na 62ª reunião ordinária.

Rita é graduada em sociologia, com especialização em educação infantil e em metodologia do ensino, pesquisa e extensão, e também possui mestrado e doutorado. É contadora de histórias e tem publicados artigos, capítulos de livros e um livro de contos, "Dezembro", em que apresenta uma descrição poética sobre o amor e o envelhecer.

A homenageada já lecionou no ensino fundamental, no ensino médio, no ensino superior, em pós-graduação e para idosos. Atualmente, é professora na "Elias de Mello Ayres", onde executa atividades voltadas ao entendimento da cultura africana por meio do projeto "Mello Africanidades".

No texto da moção de aplausos, Maestro Jonson explica que a sanção das leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008 estabeleceu o estudo da história da África e dos africanos, da luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil.

"A creche e a escola precisam ser transformadas em ambientes de aprendizagem da diversidade étnico-racial, que estimule os alunos a buscar suas próprias histórias e a conhecer e a respeitar as origens dos colegas", diz Maestro Jonson.

O parlamentar ressalta que o projeto "Mello Africanidades" tem como objetivos promover ações culturais e educativas na perspectiva transdisciplinar para a valorização da cultura afrobrasileira; estimular intervenções individuais e coletivas contra atitudes preconceituosas; e estimular práticas de diálogo e inclusão no cotidiano escolar, no contexto da temática racial.

Ao longo do ano, o projeto desenvolve atividades que abordam a localização geográfica do continente e dos países africanos; oficina de arte-pesquisa e criação de máscaras africanas; pesquisa sobre moda, culinária, religião, danças, desenhos infantis, novelas e filmes com personagens negros; leitura de textos e poemas sobre o tema; entre outras.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo Jonson Oliveira

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