PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE SETEMBRO DE 2016

Professor Ricardo Shirota receberá Medalha de Mérito Legislativo


Homenagem foi aprovada na noite desta quinta-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Originário de uma família de agricultores, Ricardo é doutor em Economia Agrícola



A Câmara de Vereadores de Piracicaba concederá Medalha de Mérito Legislativo ao professor Ricardo Shirota, de 56 anos. A homenagem se dá por meio do projeto de decreto legislativo 35/2016, aprovado nesta quinta-feira, 22, durante a 54ª reunião ordinária.

Nascido em Marialva, no Paraná, Ricardo vem de uma família de agricultores, produtores de café e uva de mesa. Seu interesse pela área e posterior aprovação no vestibular, o fez mudar para Piracicaba em 1978 para estudar Agronomia na Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo). Fez estágio no Departamento de Solos, Geologia e Fertilizantes e, no terceiro ano de faculdade, mudou-se para o Departamento de Economia e Sociologia Rural.

Participou de projetos de pesquisa em diferentes áreas, e no início de 1982 foi convidado pelo professor Paulo Cidade de Araújo, para trabalhar no Centro de Pesquisa em Economia Agrícola (Cepea). Neste mesmo ano, Ricardo fez mestrado em Economia Agrária também na Esalq, onde foi contratado como auxiliar de ensino no Departamento de Economia.

Em 1988 fez seu doutorado em Economia Agrícola na Universidade do Estado de Ohio (OSU), nos Estados Unidos. Após a conclusão, retornou à Esalq como professor no atual Departamento de Economia, Administração e Sociologia.

Na área internacional, organizou diversos programas de intercâmbio com universidade japonesas e americanas. Também foi membro e presidente do Conselho Curador da Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz).

Atualmente, além de professor da Esalq, é diretor da Fealq e membro do Conselho Técnico-Científico da Fazenda Figueira.



Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo

Notícias relacionadas