PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE JUNHO DE 2015

Primeiro "Voluntários em Ação" contabiliza 1280 atendimentos


Evento organizado pela Câmara aconteceu no sábado, das 9h às 16h, com serviços gratuitos



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Matheus Erler, na abertura do evento, às 9h de sábado

Matheus Erler, na abertura do evento, às 9h de sábado
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Serviços estiveram disponíveis das 9h às 16h de sábado

Serviços estiveram disponíveis das 9h às 16h de sábado
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Advogada ministrou palestra para 35 pessoas

Advogada ministrou palestra para 35 pessoas
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Estimativa é que ação mobilizou 80 pessoas

Estimativa é que ação mobilizou 80 pessoas
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Estimativa é que ação mobilizou 80 pessoas



A Câmara de Vereadores de Piracicaba, em parceria com entidades da cidade, o Executivo e o Judiciário, realizou 1.280 atendimentos no último sábado, 20, no 1º Voluntários em Ação para o Resgate da Cidadania, evento que trouxe serviços gratuitos à população, das 9h às 16h.

Na avaliação do presidente da Câmara, vereador Matheus Erler (PSC), os números são positivos e refletem o engajamento dos parceiros da ação, além da adesão da população. “Fiquei extremamente satisfeito com a participação dos voluntários no evento em grande número, e a demonstração de companheirismo dos nossos servidores, assessores, estagiários, terceirizados e diretores engajados durante todo o dia de evento”, disse. 

Para Erler, o evento foi um sucesso e alcançou os objetivos propostos: o de resgatar a cidadania das pessoas por meio da oferta de serviços. "Foi um dia de troca, de engrandecimento, tanto dos visitantes quanto dos voluntários. Agora, esperamos que o próximo evento, que deverá acontecer em breve, venha agregar mais parceiros, mais serviços e participação popular.”

NÚMEROS - Os conciliadores do Cejusc (Centro Judiciário de Soluções e Conflitos e Cidadania) atenderam 61 pessoas, das quais três foram para emissão da declaração de união estável. A Rede Drogal, que ofereceu aferição de pressão arterial, estima 100 atendimentos, enquanto 71 pessoas procuraram a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) para as consultas ao SCPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

A ONG Vira-Lata Vira Vida, a SPPA (Sociedade Piracicabana de Proteção aos Animais) e protetores independentes conquistaram 12 doações de gães e gatos. O Instituto Embelleze fez 35 cortes de cabelos (das 9h às 11h45). Às 10h, 35 pessoas assistiram a palestra Guarda compartilhada, com a advogada Fernanda Alves Curbage.

O trailer do Sorriso Cidadão, trazido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região, prestou 20 atendimentos odontológico simples, incluindo limpeza e avaliações dentárias. Ao todo 10 pessoas procuraram o SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) para orientação com assistente social, fisioterapeuta e nutricionista.

O Poupatempo Municipal emitiu 160 cartões de saúde, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) prestou 42 atendimentos previdenciários e o Cedic (Centro de Doenças Infecto Contagiosa) fez 50 orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis.

A unidade móvel da Semtre (Secretaria de Trabalho e Renda) fez 53 atendimentos. A Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba) foi procurada por 111 pessoas para esclarecimento sobre habitação de interesse popular; enquanto a Saúde fez 400 testes de glicemia e 69 vacinações contra o vírus influenza. Já o Centro de Controle de Zoonoses orientou 20 pessoas sobre cuidados em gerais com a dengue e o Procon e a Procuradoria do Município totalizaram 31 atendimentos.

Todos os departamentos da Câmara estiveram envolvidos na ação, coordenada pelo Departamento Jurídico. A Guarda Civil e a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) deram suporte na segurança e trânsito da rua Alferes José Caetano, e a Setur (Secretaria Municipal de Turismo) forneceu as tendas para instalação no estacionamento da Câmara. A Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) montou cama-elástica e pula-pula para as crianças.

A estimativa é que 80 pessoas estiveram envolvidas na ação, entre os profissionais disponibilizados pelas entidades e os servidores efetivos, estagiários e terceirizados da Câmara.

PRESENÇA - Os parceiros do evento acompanharam as ações durante o dia. Na abertura, às 9h, marcaram presença o presidente da Acipi, Ângelo Frias Neto, o coordenador do Cejusc em Piracicaba, Pedro Paulo Ferronato, o prefeito em exercício João Chaddad, o presidente do FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) e ex-prefeito Barjas Negri. Também estiveram presentes os secretários Pedro Mello (Saúde), Eliete Nunes (Desenvolvimento Social), Walter Godoy dos Santos (Emdhap) e Sérgio Fortuoso (Trabalho e Renda).

Além dos três vereadores que integram a Mesa Diretora da Câmara (o presidente Matheus Erler, o vice-presidente Gilmar Rotta e o primeiro secretário Pedro), as ações foram acompanhadas por Ary de Camargo Pedroso Júnior (PDT), Carlos Gomes da Silva (PP), Chico Almeira (PT), Dirceu Alves da Silva (Pros), João Manoel dos Santos (PTB), José Antonio Fernandes Paiva (PT), Paulo Camolesi (PV), Paulo Henrique Paranhos Ribeiro (PRB), Pedro Cruz (PSDB) e Samaritano (PDT).



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Cidadania Ary Pedroso Jr Carlos Gomes da Silva Dirceu Alves João Manoel José Paiva Paulo Henrique Chico Almeida Gilmar Rotta Matheus Erler Paulo Camolesi Pedro Cruz Pedro Kawai Samaritano

Notícias relacionadas