PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE JUNHO DE 2015

Presidente da Câmara recebe advogado japonês


Ele atua no atendimento aos brasileiros que atuam em seu país



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Sistema previdenciário foi abordado em encontro

Sistema previdenciário foi abordado em encontro
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Sistema previdenciário foi abordado em encontro

Sistema previdenciário foi abordado em encontro
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Sistema previdenciário foi abordado em encontro



O presidente da Câmara, vereador Matheus Erler (PSC), recebeu na noite desta quinta-feira, 11, a visita do advogado Ryo Takagai, que atua no aconselhamento jurídico a brasileiros em Hamamatsu, cidade japonesa localizada na província de Shizuoka. Ele veio conhecer Piracicaba por meio do amigo e empresário Douglas Pimenta Fonseca, que viveu no Japão.

Ryo Takagai esteve no Brasil por cinco meses em 1992, a turismo, ficou hospedado em São Paulo e conheceu roteiros como Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Campo Grande e Mato Grosso do Sul. Ao voltar ao seu país, o advogado encontrou na profissão uma forma de retribuir a simpatia e hospitalidade dos brasileiros. 

Parte da conversa foi destinada a entender o funcionamento do sistema previdenciário do Japão, já que Erler também é advogado e tem seu histórico profissional dedicado a esta área. Conforme informou Takagai, a idade para a aposentadoria é de 65 anos para homens e 60 para mulheres. Além disso, a legislação daquele país possibilita o ingresso no trabalho aos 15 anos, mas esta é a realidade de poucos, pois o governo dá condições adequadas de estudo a esta faixa etária.

Ainda segundo o advogado, os brasileiros que buscam o Japão para o trabalho têm dificuldade nas rescisões com as empresas. Em alguns casos, o problema é com a conquista das férias. Também é comum a contratação de mão de obra brasileira por empreiteiras terceirizadas. Há episódios em que a hora extra é negada aos trabalhadores estrangeiros, exemplificou o advogado.

Após o encontro, o advogado foi convidado por Erler a acompanhar a 34ª reunião ordinária, que aconteceu na sequência. O presidente também explicou o funcionamento da Casa de Leis, a seguridade social brasileira e comentou do acordo entre os países para a garantia da inclusão do tempo de trabalho dos brasileiros que atuam no Japão e dos japoneses que trabalham no Brasil.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Câmara Matheus Erler

Notícias relacionadas